Maricá apresenta projeto do ônibus híbrido em congresso na Colômbia

O projeto, que utiliza fontes de combustível com energia limpa nos modelos de ônibus elétrico, hidrogênio e etanol, concorrerá ao prêmio H2LAC Industry Awards

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Katito Carvalho/Divulgação

A Prefeitura de Maricá apresenta seu projeto de ônibus híbrido, o “Vermelhinho Sustentável”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), no Congresso de Hidrogênio para a América Latina e Caribe (H2LAC), que acontece em Cartagena, na Colômbia. O projeto, que utiliza fontes de combustível com energia limpa nos modelos de ônibus elétrico, hidrogênio e etanol, será apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos e também concorrerá ao prêmio H2LAC Industry Awards, na categoria “Melhor Iniciativa Governamental”.

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha destaca que a iniciativa tem como objetivo descarbonizar a frota de ônibus da cidade, e também de tornar Maricá uma referência na produção de veículos de transporte público sustentáveis.

Maricá utiliza recursos dos royalties provenientes do petróleo – uma matriz energética poluente – para financiar a criação de arranjos produtivos locais sustentáveis e com compromisso sólido com proteção ao meio ambiente. Em Maricá, trabalhamos gerar empregos a partir da proteção do meio ambiente e o projeto do ônibus sustentável é a maior prova disso”, afirmou o secretário.

Após período de testes, Maricá vai escolher o modelo do ônibus a ser adotado para substituir toda a frota da Empresa Pública de Transporte (EPT) até 2038.

Advertisement

Com base nesta experiência, o projeto do ônibus híbrido disputa o concurso H2LAC Industry Awards, na categoria ‘Melhor Iniciativa Governamental’. O prêmio enaltece políticas governamentais que promovem investimentos na economia do hidrogênio em nível estadual, nacional ou regional, com o objetivo de valorizar iniciativas excepcionais na América Latina e no Caribe. O congresso é o maior encontro da indústria emergente do setor na América Latina e no Caribe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá apresenta projeto do ônibus híbrido em congresso na Colômbia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Maricá provavelmente está se utilizando de royalties do petróleo para gastar nessas iniciativas. Realmente são iniciativas prioritárias? Não seria o caso de criar infraestrutura permanente pro município? A impressão que dá é atirar para todos os lados – principalmente em coisas vistosas que deem flashes da mídia e jornal. Para mim, parece um desperdício. Ouvi falar até em uma Maricá Telecom.

    Lembrem-se de fiscalizar estes contratos, a prefeitura é do PT. E sendo do PT, espera-se o pior.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui