Maricá com ondas calmas: deputado vai à Espanha conhecer projeto para ‘amansar’ o mar

Projeto “amansou” as ondas, tornando a ilha do Tenerife mais atrativa para o turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O mar bravio em Maricá pode estar com os dias contados. O deputado e pré-candidato a prefeito Washington Quaquá (PT) se reuniu nesta segunda-feira com autoridades de Tenerife, na Espanha, onde foi conhecer o projeto que “amansou” as ondas, tornando a ilha mais atrativa para o turismo. Em Maricá, a força das marés intimida banhistas. Uma ressaca recente em Itaipuaçu chegou a provocar danos ao calçamento e ao asfalto das ruas próximas à faixa de areia. 

O encontro, com participação do deputado estadual Renato Machado (PT), foi com Pablo Nieto, diretor da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, e técnicos do órgão. Como explica Quaquá, a proposta inicial, inspirada pela experiência espanhola, é construir uma barreira artificial com rochas em torno de Itaipuaçu e Ponta Negra, uma técnica conhecida como “arroncamento de rochas”. 

Tenerife é uma referência mundial em arroncamento de rochas. Isso possibilitou a criação de píer, porto, quebra-mar e recifes. É tudo que precisamos para Maricá. A gente tem que andar, conhecer o mundo e as soluções, técnicas e tecnologias para adaptá-las à nossa realidade”, disse o deputado. 

Advertisement

Além de tornar os banhos de mar nas duas praias mais seguros e agradáveis, o projeto irá possibilitar a construção de portos e píeres para a implantação de um transporte aquaviário sustentável para a cidade do Rio, com catamarãs e lanchas rápidas, reduzindo o trânsito na Rodovia Amaral Peixoto e em Niterói. Com isso, Maricá também poderia se tornar parada para os cruzeiros marítimos que hoje seguem da capital diretamente para Búzios. 

A cidade já tem planos para implantar recifes artificiais em alguns pontos. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) pediu à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para desenvolver estudos de viabilidade técnica e financeira da construção de barreiras de pedra na orla, o que estimularia também a prática de surfe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá com ondas calmas: deputado vai à Espanha conhecer projeto para 'amansar' o mar
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui