Maricá é selecionada para projeto internacional de alimentação urbana

Ação será uma troca de experiências entre algumas cidades do Brasil e da União Europeia para fortalecer os sistemas alimentares urbanos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Hortas comunitárias de Maricá receberão visita de integrantes da Unicef / Foto: FSB Comunicação - Divulgação

Maricá é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para participar do projeto “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares” em 2023, uma troca de experiências entre as cidades do Brasil e da União Europeia para fortalecer os sistemas alimentares urbanos. A iniciativa começa em janeiro com encontros virtuais entre as cidades de Maricá (RJ), Santarém (PA), Rio Branco (AC), Curitiba (PR), Recife (PE) e três municípios europeus que ainda serão definidos.

Em maio está previsto um encontro na Europa com os municípios escolhidos, e em agosto será apresentado o resultado final desse projeto, que é desenvolvido pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.

A gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, vai apresentar os projetos agroecológicos, como a Praça Agroecológica de Araçatiba, as hortas comunitárias, a Fábrica de Desidratados e a Fazenda Pública Municipal Joaquin Piñero; o Restaurante Municipal Mauro Alemão; e a Moeda Social Mumbuca nas reuniões virtuais a partir de 17 de janeiro. O objetivo é fazer estudos de casos sobre sistemas alimentares urbanos de forma sustentável com as cidades participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) para desenvolver as políticas públicas com as diretrizes do Pacto de Milão que Maricá também aderiu.

50245338477 4e11449e32 k Maricá é selecionada para projeto internacional de alimentação urbana
Praça Agroecológica de Araçatiba – Foto: Vinícius Manhães

O secretário Julio Carolino afirmou que Maricá se tornou referência mundial em agroecologia e agricultura urbana com as recentes participações em eventos internacionais, como o 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, realizado em outubro no Rio de Janeiro, e a Conferência da ONU de Mudanças Climáticas, a COP27, que ocorreu em novembro, no Egito.

Advertisement

“No início da gestão, a gente buscava experiências em outros municípios e hoje o mundo está voltado para Maricá em busca das nossas iniciativas agroecológicas. Isso tem enchido nosso coração de alegria e esperança com Maricá sendo referência em alimentar as pessoas”, destacou Julio.

O programa de cooperação reunirá diferentes governos para trocar experiências sobre os desafios encontrados na estruturação de políticas públicas voltadas para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, por meio de workshops, mesas-redondas, desafios e diálogos imersivos.

Outras participações internacionais de Maricá

O prefeito Fabiano Horta assinou no dia 8 de março o documento que oficializou a entrada do município no Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. Na ocasião, a cidade lançou também sua candidatura a um projeto internacional da FAO. Para concorrer, a Prefeitura listou 12 programas municipais que dão acesso à população de baixa renda a refeições balanceadas e saudáveis, como as Praças Agroecológicas, as hortas comunitárias, o Restaurante Municipal, entre outros. Em outubro, o município participou do 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, que aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio, com representantes de 162 cidades do mundo.

Em novembro, a Prefeitura de Maricá participou da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, o maior e mais importante evento global já realizado sobre o tema das mudanças climáticas, que aconteceu no Egito. Julio Carolino apresentou os programas locais que dão à população acesso à comida saudável, como praças agroecológicas, hortas comunitárias, restaurante municipal, feira de agricultura familiar e desenvolvimento de técnicas inovadoras para a produção agrícola, entre outros.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca também falou sobre a experiência de Maricá em agricultura urbana como participante do projeto “Diálogos Multissetoriais sobre Sistemas Alimentares Urbanos no Sul Global (África e América Latina)”.

Na COP27, Maricá assinou termo de cooperação com a cidade de Quelimane, em Moçambique, para fortalecer a troca de experiências por meio de políticas públicas de enfrentamento aos problemas climáticos em comum. O acordo, com apoio da ICLEI, foi firmado pelo secretário Julio Carolino. O documento também foi assinado pelos prefeitos de Niterói (RJ), Axel Grael, e de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá é selecionada para projeto internacional de alimentação urbana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui