Maricá ganha 6ª área de preservação ambiental em Itaipupuaçu

A Unidade de Conservação da Lagoa do São Bento reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a proteção de suas áreas naturais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com o objetivo de preservar a biodiversidade local e atendendo a uma demanda crescente por sustentabilidade, o município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, anunciou a criação da Unidade de Conservação da Natureza Refúgio de Vida Silvestre Lagoa do São Bento. Localizada no bairro de Barroco, em Itaipuaçu, essa iniciativa representa a sexta área de proteção integral do município.

img 2790 1 Maricá ganha 6ª área de preservação ambiental em Itaipupuaçu
Área da Lagoa do São Bento, em Itaipuaçu – Foto: Divulgação

Aprovada pela lei nº 3.422, sancionada pelo prefeito Fabiano Horta em 13 de dezembro, essa legislação surge após audiências públicas conduzidas pela Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, que buscou envolver a sociedade civil e especialistas no processo de tomada de decisão.

Com uma área de 6,94 hectares e um perímetro de 992 m², a Lagoa do São Bento agora se junta às áreas de conservação de Maricá, contribuindo não apenas para a preservação de espécies da fauna e flora, mas também como um refúgio para espécies migratórias durante suas rotas.

Além do reconhecimento local, Maricá recebeu o 2º lugar na premiação de gestão ambiental municipal pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAs) em 2023. O sucesso é um reflexo das práticas ambientalmente conscientes, com o município abrigando aproximadamente 33% de sua área total (119 km²) dedicada a Unidades de Conservação estaduais e municipais.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Com medidas claras de proibição para práticas lesivas ao ambiente natural e permissões criteriosas para intervenções ambientais autorizadas, a nova unidade reforça o compromisso de Maricá com a sustentabilidade e a proteção de suas grandes áreas naturais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá ganha 6ª área de preservação ambiental em Itaipupuaçu

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui