Maricá inaugura primeiro Açougue Vegano da cidade

Na unidade serão produzidos massas, salgados, linguiça, kafta, entre outros produtos à base de jaca e aipim, cultivados por produtores locais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Açougue Vegano em Maricá / Foto: Anselmo Mourão

O Açougue Vegano é a primeira fábrica desse tipo de alimento de Maricá. A unidade, que integra o programa Bem-Viver Alimentar, foi inaugurada pela prefeitura do município nesta sexta-feira (24), em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e com a Vegan Food, empresa especializada em alimentos sem origem animal.

Os alimentos do Açougue Vegano serão produzidos a partir da jaca e do aipim, cultivados por agricultores da região. No local, serão preparados massas, salgados (como a popular coxinha com carne de jaca), carne de jaca, kafta, linguiça calabresa vegana, entre outros alimentos do gênero.

“A chegada do Açougue Vegano à Maricá tem, estratégica e simbolicamente, um papel fundamental na cooperação que o ICTIM tem como método estabelecido, na mudança da economia municipal, na melhoria de qualidade da alimentação da população, na geração de empregos e de tributos. É um projeto já exitoso e que traz, para além dos equipamentos públicos, toda essa qualidade na alimentação”, afirmou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

Escolas, hospitais e o Restaurante Municipal Mauro Alemão terão prioridade na distribuição da produção do Açougue Vegano, que, em 2023, já havia encaminhado ao restaurante seis quilos de molho bolonhesa de carne de jaca verde.

“O que a gente dá aqui é mais um passo na consolidação de políticas públicas. Se a gente olhar os três eixos do nosso Bem-Viver Alimentar, é isso que a gente está apontando para o futuro da nossa cidade: agroecologia, cooperação e sustentabilidade. Acho que essa questão da alimentação saudável, de a gente poder, cada vez mais, ingerir alimentos saudáveis, é um tema que a gente precisa cada vez mais implementar”, comentou João Maurício de Freitas, secretário de Governo de Maricá.

A coordenadora do projeto Bem-Viver Alimentar, Renata Ferreira, destacou que o Açougue Vegano, em parceria com Vegan Food, vai ampliar o ecossistema alimentar da cidade, com soluções simples, de baixo custo e saudáveis.

“Tenho certeza que é uma parceria importantíssima para a gente compor o nosso ecossistema alimentar, saudável, já no cultivo, sem veneno, sem agrotóxicos. A gente está trazendo essa cultura de valorização do pequeno agricultor, da agricultura familiar e com muita alegria que a gente está aqui hoje”, disse Renata Ferreira.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, ressaltou que o Açougue Vegano é uma aposta na diversificação das matrizes da economia do município, com o respaldo das ações inventivas do ICTIM.

“Aqui surge uma estratégia, uma abordagem dentro da Secretaria de Desenvolvimento, que na época foi debatida com o ICTIM. E, a partir disso, o instituto chega e executa toda essa estratégia desenhada que está aqui. Depois de algum tempo rendendo frutos, a gente tem uma indústria consolidada, cada vez maior, e que Maricá tem o orgulho de receber e crescer junto”, concluiu Igor.

A fábrica de Maricá fica na Rua das Bromélias com Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), galpão 5, no Calaboca, em Inoã.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá inaugura primeiro Açougue Vegano da cidade

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui