Como parte de um plano do prefeito Quaquá de transformar Maricá em um polo de turismo religioso no estado do Rio, o município vai ganhar um Santuário de São José de Anchieta, projetado por Oscar Niemeyer. A escolha do projeto será feita pelo prefeito, pelo padre Omar e pelo reitor da PUC, padre Anderson Antonio Pedroso, entre três catedrais desenhadas pelo arquiteto.
O santuário vai ficar na Lagoa de Araçatiba, onde Anchieta teria realizado o milagre da pesca milagrosa. Para reforçar o caráter sagrado do espaço, o Vaticano e a ordem dos jesuítas já autorizaram o envio de uma relíquia primária – um fragmento ósseo de Anchieta – que será exposto no local.
A construção do santuário faz parte de um projeto maior da prefeitura, batizado de “Cidade Niemeyer”. Dez projetos arquitetônicos inéditos, encomendados diretamente ao escritório fundado pelo mestre da arquitetura modernista, e agora administrado pelo seu neto, foram adquiridos por R$ 73,6 milhões.
A intenção da prefeitura é tornar a cidade um dos maiores polos de arquitetura de Niemeyer no Brasil, atrás apenas de Brasília. Os projetos serão entregues até 2028.
Sério isso?Dinheiro jogado fora,exmais,filial de Brasília, com desenhos iguais sempre,horrorosos
Quem precisa da arquitetura horrorosa de Niemeyer? Ninguém, já basta a desgraça de Brasília. Espero que essa coisa horrenda não vá pra frente, Maricá precisa de tanta coisa menos de obra comunista e horrorosa
Brasil já tem igreja demais. Aliás, quanto mais pobre o lugar mais igreja a gente vê.
Seria mais útil pra população se fosse um bem público como uma biblioteca, escola, teatro, etc.
Daria mais retorno.