Marinha faz treinamento de capacidades para operações de paz da ONU

Nesta quarta, foi a vez do treinamento aberto ao público, que pôde acompanhar as atividades da Força de Reação Rápida e da Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta semana, a Marinha do Brasil está realizando treinamento de operações de paz, com ênfase nas novas capacidades que vêm sendo demandadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).ebc Marinha faz treinamento de capacidades para operações de paz da ONUebc Marinha faz treinamento de capacidades para operações de paz da ONU Nesta quarta (19/10), foi a vez do treinamento aberto ao público, que pôde acompanhar as atividades da Força de Reação Rápida e da Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos no Complexo Naval da Ilha do Governador. A informação foi divulgada pela “Agência Brasil”.

O cenário utilizado para o treinamento da Força de Reação Rápida teve como base a evolução da situação atual no Haiti, que enfrenta uma catástrofe humanitária, segundo a ONU. Foram realizadas atividades com o desembarque dos militares a partir de veículos anfíbios, identificação e desativação de artefato explosivo e evacuação de civis. No treinamento, foram empregados carros lagarta anfíbios, viaturas anfíbias do tipo Piranha, veículo de operação remota e canhão disruptor.

A Força de Reação Rápida recebeu a certificação nível 3 da ONU em abril deste ano para atuação no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz, que organiza as chamadas missões de paz. Essa é a certificação máxima das Nações Unidas e, no momento, o grupamento brasileiro é o único disponível no mundo com esse nível para acionamento em caso de necessidade.

Já a Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos foi aprovada pela ONU, no início deste mês, como nível 1, também sendo a primeira do Brasil a ter tal capacidade específica.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marinha faz treinamento de capacidades para operações de paz da ONU
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui