Mario Marques: Os bolsonaristas tinham razão

Colunista do DIÁRIO DO RIO faz análise dos votos dos eleitores de direita nessas eleições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O STF, o TSE, os artistas, os veículos de mídia, a bolha de esquerda pseudointelectual do Brasil, os institutos de pesquisa, todos, em uníssono, acreditavam na vitória de Lula em primeiro turno. Contra todos os prognósticos, os bolsonaristas levantaram uma tese às avessas: criam no êxito de Bolsonaro no primeiro turno. Os bolsonaristas estavam sozinhos com esse sentimento. E quase aconteceu.

Eu mesmo vaticinei aos amigos que Lula faturaria a disputa em primeiro turno, baseado nas sondagens do Ipec e do DataFolha. Mas os institutos foram para o buraco definitivamente. E todos os achismos de bolsonaristas, especialmente os bolsonaristas raiz viraram realidade.

O fato é que a direita parecia acuada, recuada, em silêncio, machucada. E neste 2 de outubro saiu de casa disposta a dar respostas contra algo que o Brasil racional sabe: Lula não é inocente, Lula é um “descondenado”, como disse o padre, Lula é um atraso de 50 anos para o país.

É um ladrão. Mas o povo da esquerda tapa o nariz e vai. Na noite de domingo, esses seres que dizem com muito ódio que o amor vai vencer o ódio estavam em seus apartamentos no Leblon com a champanhe aberta, com ar superior, xingando bolsonaristas, como se fossem uma raça maior, tal como Hitler.

Advertisement

E essa resposta veio nas eleições de Mourão, Salles e até de Moro, que na reta final assumiu que é direita, enfim, e levou à lona a lenda do Paraná Álvaro Dias. A direita também ressurgiu no estado do Rio de Janeiro, elegendo nomes como Pazzuelo e, novamente, Hélio Negão.

A vitória de Claudio Castro, embora a reboque de uma estrutura política gigantesca, também tem um empurrão da direita. O medo da ascensão de Marcelo Freixo fez com que uma multidão fosse às urnas. Havia filas intermináveis nas seções em todo o estado. Havia ali um clamor contra a esquerda, confirmada no fim da fatura em primeiro turno.

A Prefab, desde a pesquisa divulgada em 16 de setembro, mantinha a crença na vitória de Castro em primeiro turno. Naquela ocasião, Castro já tinha 58% dos válidos, número recuado na pesquisa seguinte, que saiu no dia 30 setembro, com um crescimento de Freixo, mas com Castro ainda na faixa de quase 54%. Na véspera, nem DataFolha, nem Quaest e muito menos Ipec bancavam a possibilidade de encerrar a disputa neste domingo. Estavam todos errados.

Com tantas opiniões e tanta tensão no ar, há de se temer essa brava direita brasileira, que não crê em derrota, que passou o ano inteiro tentando provar que as ruas e a movimentação da internet eram a verdadeira pesquisa. E ela estava certa.

Os bolsonaristas tinham razão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mario Marques: Os bolsonaristas tinham razão
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. O Instituto Brasmarqet, indicou Bozo : 45,4 %, Lula 30,9%. O ¨DATAPOVO¨ 60% para o Bozo no Primeiro turno.
    Moro e seu auxiliar Delagnol, contestam o Triplex sem provas, mas fecham os olhos para o Bozo sobre os imóveis adquiridos com dinheiro vivo com a pratica da rachadinha de salários. Rachadinha é crime.

  2. Na fé de Deus esse Hanibair Messias Maçonaro vai ser apenas uma vaga lembrança e deixaremos de ser párias mundias.
    Chega desse desgoverno, de pensamento retrógrado e preconceitos generalizados!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui