Mario Marques: Precisamos falar sobre a baleia azul

O animal mais gordo da fauna tem dificuldades para se comunicar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Rudolf Kirchner: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-cauda-de-baleia-na-superficie-da-agua-831084/

A baleia azul é o animal mais gordo da fauna. É gorda. Bem gorda. Entretanto, não é nada inteligente. Muito menos esperta. Sua falta de vivência e convivência com outros bichos faz com que seu dia a dia seja de total imaturidade. Não sabe se comunicar bem. E para isso precisa de ajuda, geralmente de bichos mais vividos. No meio de outras baleias tenta se impor, mas ninguém leva a sério.

Mas a baleia azul segue relevante, ao menos entre os seus. Muito porque acompanha seu líder há muito tempo. A baleia azul tem como combustível o deslumbre e a arrogância. O mundo sabe que não tem condições de exercer suas funções marítimas. O peso do cérebro e do corpo não ajuda.

A baleia azul costuma flanar por aí em mares distantes. Não se sabe o que a baleia azul vai fazer longe de seu habitat natural, mas imagina-se. Quanto mais cercado de bichos, mais baleia azul sente-se forte.

O maior problema da baleia azul é não conseguir dominar onde seus braços gordos não alcançam. Porque a baleia azul, apesar de não saber se comunicar, tenta, vez ou outra, censurar o falatório que lhe incomoda.

Advertisement

Porque a baleia azul olha lá na frente. Ela sabe que, por ter sua sobrevida breve, precisa ganhar o máximo de tempo nos mares, mares agressivos, violentos, mares que, ao serem chacoalhados pelo universo, são hostis a baleias azuis.

Numa fauna cada vez mais diversa, em que os bichos ocupam muitas funções, a baleia azul enfrenta dilemas, alguns Shakespeareanos, como o ser ou não ser, eis a questão. Para a baleia azul, isso não é fácil. Num mundo cada vez mais colorido, a baleia azul está bem na moda, na modinha. Ao menos entre os pares.

A Polícia Marítima, quando encontra uma baleia azul, não está nem aí para ela. Afinal, devido à sua gordura, ela mal consegue botar a cabeça para fora. Vive quase num submundo particular, olhando em volta com certo ar tímido. A dificuldade de comunicação e de deslocamento contribui para que a baleia azul tenha limitações de ação e de atitude. Mas, quando tenta ultrapassar esses limites, invariavelmente dá de cara com um iceberg, duro, imponente e respeitável.

Porque a baleia azul é tudo.

Menos respeitável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mario Marques: Precisamos falar sobre a baleia azul
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui