Marques: 10 absurdos da Nota Oficial de Bolsonaro

Mario Marques elenca 10 erros absurdos de conceito, comunicação, posicionamento e marketing da nota de Jair Bolsonaro pós sete de setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Só na madrugada desta sexta-feira (10/9) debrucei-me sobre a nota oficial divulgada por Jair Bolsonaro para a imprensa na quinta-feira (9/9). Sobre ela, elenco 10 erros absurdos de conceito, comunicação, posicionamento e marketing do presidente. A eles:

1. BOLSONARO NÃO FALA DAQUELE JEITO

Diz-se que o Elsinho Mouco, marqueteiro de Temer, e o próprio ex-presidente redigiram a nota oficial. Nem precisava dizer: Bolsonaro não pode chamar nenhuma daquelas palavras de sua. Ou seja: ao não partir legitimamente da alma do presidente, a nota oficial, do ponto de vista de efetividade de comunicação e convencimento, não quer dizer absolutamente nada e não tem valor nenhum, nem para aliados e nem para opositores.

2. A NOTA OFICIAL NÃO FOI PARA AS SUAS REDES SOCIAIS

Se uma nota oficial do presidente não é legitimada em suas próprias redes sociais, comandadas pelo lunático Carlos Bolsonaro, isso quer dizer que seu conteúdo é avaliado pela ala extremista do governo como uma vergonha alheia. Está claro que nem Carlos e nem os que o auxiliam nesse trágico e patético conteúdo diário de Twitter, Facebook, Instagram, Telegram etc aprovaram essa nota. E por isso ela parece que nem existiu.

3. NÃO HÁ NENHUM SINAL DE QUE BOLSONARO SERÁ MODERADO

A volta atrás nos discursos flamejantes de 7 de setembro, que criaram um processo de autoimpeachment, não significa que Bolsonaro virou um Paz & Amor. Simplesmente porque ele não é assim. Há uns 8 anos que o belicismo do presidente conduz sua ascensão política e ele crê, ou algum idiota do entorno o faz crer, que o melhor caminho é o do confronto. Portanto essa nota oficial virará pó em mais alguns dias com seus novos posicionamentos.

Advertisement

4. TEMER E BOLSONARO, UMA ASSOCIAÇÃO QUE DESLEGITIMA OS “CONTRA O SISTEMA”

Ao trazer para dentro do Planalto o ex-presidente Temer, Bolsonaro caiu no colo do MDB e no Centrão, desintegrando totalmente seu discurso antissistema. Antes mesmo da nota oficial, o presidente já colecionava uma série de sinais e atitudes que derretiam sua imagem de luta contra os poderosos de Brasília. O fato de Bolsonaro confiar a Temer o desenrolar de um momento tão conturbado em sua trajetória mostra como ele está acuado, perdido, sozinho e sem ter a quem recorrer.

5. BOLSONARO NÃO SOLTA NOTA OFICIAL. BOLSONARO FALA

Nunca antes na história de seu mandato como presidente Bolsonaro emitiu uma “nota oficial” quando está desconfortável sobre um tema. Usualmente recorre ao Twitter ou a suas lives. O fato de emitir uma nota oficial escrita mostra como ele está constrangido em participar daquilo. A imprensa não entendeu nada. Ninguém entendeu nada.

6. BOLSONARO NÃO ELOGIA NEM A MÃE. QUANTO MAIS UM MINISTRO DO STF

Ao se referir ao ministro Alexandre de Moraes como “em que pesem suas qualidades como jurista e professor”, Bolsonaro soa esquizofrênico. Dias atrás ele xingou Moraes, destratou Moraes, vilipendiou Moraes, incitou os bolsonaristas a atacar Moraes. Elogiar Moraes agora soa como aquele telefonema de bêbado para a namorada traída dizendo que “não foi nada disso que ela viu”.

7. NUM GERENCIAMENTO DE CRISE, CONTEÚDOS NÃO PODEM MUDAR ABRUPTAMENTE

Há duas formas de sair de uma crise gerada pelo próprio personagem, aliás uma das especialidades de Bolsonaro. A primeira é simplesmente sumir e dar missões a aliados e parceiros para apaziguar os ânimos, enviar recados de paz e reaparecer com uma boa notícia, e a partir daí sair da nuvem e desatar os nós. A segunda é, paulatinamente, ir pedindo desculpas e trocando as narrativas com calma, em etapas, até chegar ao modo de desculpas oficiais, dias ou semanas depois. Não fazer como foi feito, de forma abismal, como se fosse um pedido de piedade para não morrer.

8. COM CARLOS BOLSONARO DIRIGINDO AS REDES SOCIAIS NÃO HÁ CHANCE DE REDENÇÃO

É inacreditável, mas Carlos Bolsonaro convenceu o pai da balela de que ele foi o responsável por sua vitória com aquele “marketing” de dodói da cabeça. Por isso, o filho segue atirando com fuzil diariamente nos pés do pai, que por vezes já teve que consertar as incontáveis bobagens postadas por Carlos. Nesta quinta, afora a live semanal, nada foi postado nas redes sociais. Se Carlos ficasse mudo e acorrentado, a comunicação de Bolsonaro poderia ter alguma esperança de melhorar.

9. COMO SE SENTEM AS MILHÕES DE PESSOAS QUE FORAM ÀS RUAS NO 7 DE SETEMBRO?

Não tenho pesquisa na mão, mas essa deveria ser uma a ser feita nesse momento. O sujeito perde a praia no feriadão para protestar contra Alexandre de Moraes e o STF, recebe o sustentáculo de Bolsonaro em dois palanques enormes, em São Paulo e Brasília, e, dois dias depois, vê seu líder pedir desculpas ao sistema e dizer que “nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos poderes”. Esses brasileiros que se mobilizaram fazem o que agora? Seguem atacando o STF ou mudam de opinião?

10. A NOTA OFICIAL NÃO EXCLUI O DOLO: BOLSONARO FEZ CAMPANHA ANTECIPADA

Candidatos do Brasil inteiro são penitenciados pelo TSE por campanhas antecipadas em veículos de comunicação ou redes sociais. E um presidente que sobe num palanque, cita as eleições de 2022 e faz uma espécie de turnê de protesto, bancada pelos impostos do contribuinte, para “falar ao povo”? Foi grave o ato e a postura de Bolsonaro do ponto de vista legal e dificilmente ele se livrará de uma ação por campanha antecipada e outra por improbidade administrativa em 7 de setembro. O cerco se fechou de uma forma muito acentuada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marques: 10 absurdos da Nota Oficial de Bolsonaro
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Não enumerarei a crítica à crítica. Não há propósito para tanto. Isto porque há pouca ou nenhuma reflexão nos “10 absurdos”, exposto pelo jornalista. A análise é apenas reativa, que não leva em consideração o contexto da já famosa Carta à Nação de Bolsonaro, ou Nota Oficial, como a chama. A Carta (ou Nota) é um documento político, sem viés. E, ainda assim, é visto como algo que “não pode chamar nenhuma daquelas palavras de sua”. Isto já no “absurdo” 1. Os outros 9 seguem apenas com discordância e uma opinião eivada de conceitos típicos de militante de oposição. Não vale a leitura. Talvez por não apontar de forma clara daonde tirou as previsões que faz. Mais um artigo do contra. Chato e inútil.

  2. Como alguém pode ainda acreditar nesse camarada, pessoas do mal ou que se iludiram!
    Grosso e analfabeto que é, não tem minimamente condições de redigir um texto, muito menos de se desculpar por algo que faz todos os dias, senão teríamos na nota coisas como: e daí, caguei, etc.
    Só tenho a lamentar esse debate polarizado, instituído por esse lunático do Bolsonaro (que lançou vários jargões anti tudo e seus torcedores cegamente adotaram), venceu o primeiro round em 18 e seus torcedores (não tem apoiadores), continuam cegos e defendendo suas bandeiras para não dar o braço a torcer, a ponto de espalharem nas redes sociais que está escrito que uma nuvem negra se instalará sobre o Brasil e as forças do mal irão querer atacar….
    Pois bem, ainda que não sejam forças do mal (comunistas, esquerdopatas e outros adjetivos que gostam de utilizar), isto é uma premonição para o 22, onde esse maluco e todos os seus serão expurgados, como seu parceiro lá do EUA (que diga de passagem sempre o menosprezou, a ponto de cumprimentar de lado ou simplesmente não o fazer).

  3. Crise gerada pelo próprio personagem?
    Vc não vê nada de errado que os juizecos q se acham suprassumos iluminados por alguma divindade tem feito?
    As pessoas perderam praia,não pelo Bolsonaro, perderam por elas mesmas…Só sendo muito tosco e com pensamento embotado,pra não ver as semelhanças do q aconteceu com o “supremo”da Venezuela e essa corja daqui!!!
    Quem vc acha q não está cumprindo a constituição?
    Sem birrinha de molequinho adolescente e mimado,analise friamente!!!

    • Comparar Brasil com Venezuela?
      Hahaha
      Por gentileza, vá chorar na cama que é lugar quente.
      Estou torcendo para que estejam fazendo as pesquisas, pois lá se vão centenas de milhares de aloprados.
      Ficarão alguns lunáticos como a senhora, que, com o perdão pela sinceridade, não representam nada!
      Obs: 1 – Certeza que a postura do ditador não será a da “cartinha” do Temer por muito tempo.
      2 – Não sou petista!!!

      • Ahã…kkkkkkkkkkk vc não é fã do bebum analfabeto ladrão não!!!
        Peça pra alguém ler pra vc e te explicar o q foi,e como começou a derrocada da Venezuela!!!Vai se mudar pra lá em 2023?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui