A candidata à prefeitura do Rio em 2020 Martha Rocha (PDT), afirmou, na tarde de hoje, durante caminhada no Largo da Segunda-Feira, na Tijuca, que vai investir em Educação para combater a desigualdade social. Esse será um dos pilares do desenvolvimento sustentável da cidade na gestão Martha Rocha. Ela propôs o “Pacto Carioca Pela Educação”, que terá um conjunto de projetos e ações e uma estrutura de gestão própria, coordenada pelo gabinete da própria prefeita em sintonia com a pasta educacional. “Educação é, para nós, um compromisso de vida e, sem dúvida nenhuma, é o melhor caminho para o Rio”, garantiu.
Um dos principais eixos da candidatura Martha Rocha é a Educação e a retomada do conceito de CIEPs. Nas unidades haverá a oferta de ensino em tempo integral de qualidade. O objetivo é tornar a escola um espaço de integração com o esporte e a cultura. Martha também destacou que o CIEP deve ser um espaço de acolhimento, por isso, será necessário oferecer uma estrutura que permita o acompanhamento médico e odontológico das alunas e alunos dentro das escolas. “Ainda mais em tempo de pandemia, é fundamental que a escola também incorpore o cuidado com a saúde de nossas crianças”, explicou a candidata que ainda relatou a possibilidade de realizar parcerias com a iniciativa privada para fortalecer esse projeto. Nos CIEPs originais, idealizados por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, havia atendimento médico e odontológico“.
Ela observou que o Governo do Brizola deixou um legado de 99 CIEPs na cidade, mas houve o abandono dessa política pública por parte dos últimos prefeitos, e muitas dessas escolas estão em condições precárias. Por isso, uma das prioridades da gestão Martha Rocha vai ser a realização de um mutirão de reestruturação, para que os CIEPs sejam um ambiente físico adequado para um ensino de qualidade. “Já fizemos um levantamento da situação dessas unidades e vamos realizar as reformas necessárias”, afirmou.
A candidata, que ainda caminhou nesta quarta-feira pela Central do Brasil e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, também disse que o acompanhamento de cada aluno por parte dos professores vai estar associado ao monitoramento de cada escola pelos gestores municipais da educação. A intenção é promover a melhoria dos níveis de aprendizado e do rendimento escolar em cada unidade. Outra proposta inserida no plano de governo de Martha Rocha é estabelecer a Escola Criativa, que incorpore um programa pedagógico que estimule a inovação e criatividade, com o uso da tecnologia aliada ao desenvolvimento de habilidades dos estudantes.