O projeto “Sons da Independência” recebe, nesta terça-feira (1), às 19h, no Palácio Tiradentes, os cantores Mart’nália e Toni Garrido. Os interessados em assistir as apresentações devem chegar antes do início das atividades para a retirada de uma senha, que começa a ser distribuída a partir das 18h. O projeto é uma realização Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da Fundação Anita Mantuano de Artes (Funarj) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A entrada é franca.
Durante as apresentações, o público vai poder ouvir Mart’nália e Toni Garrido interpretando grandes sucessos de Tom Jobim, Cartola, Dona Ivone Lara, Elis Regina, Chiquinha Gonzaga, e outros artistas representativos da música popular brasileira. Esse encontro comporta um dado curioso: os dois cantores fazem aniversário no dia 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil.
Com direção artística de Moacyr Góes e direção geral de Nelson Freitas, o projeto “Sons da Independência’ conta com intervenções cênicas dos atores Augusto Garcia e Carla Guidacci, que interpretam narrativas críticas em prosa e poesia dos 200 anos de um Rio de artes, literatura e humanidades.
O show tem início com lundu – cântico afro-brasileiro das senzalas, que recebeu da corte brasileira o nome de modinha imperial. O espetáculo resgata ainda o vissungo – cântico de trabalho dos escravizados africanos. Tais ritmos influenciam a música produzida no Brasil até hoje. O público poderá ouvir ainda o choro, primeira música urbana tipicamente brasileira, que uniu o requinte e a simplicidade – o erudito e o popular.
O Palácio Tiradentes fica Rua Primeiro de Março, s/n, na Praça XV, Centro.
O acesso para cadeirantes poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n, atrás do Palácio Tiradentes.