MAST organiza fim de semana com observações do Sol e do Céu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto de Observação do Sol - MAST
Projeto de Observação do Sol - MAST

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para este sábado (06) e domingo (07), com observações do Sol e do Céu; Visita Orientada para observar manchas solares; além de curiosidades sobre o Universo como alguns dos destaques previstos.

Logo às 14h, o público vai poder apreciar as imagens projetadas no ambiente virtual do novo Centro de Visitantes. No espaço imersivo, será possível saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Para entender a história do eclipse que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS utiliza a interatividade e recursos multimídia para abordar os 100 anos desse episódio na cidade cearense de Sobral.

Às 15h, vai rolar a atividade de Observação do Sol, uma ótima oportunidade de observar estruturas do nosso astro-rei impossíveis de ser ver a olho nu. A observação é feita com auxílio de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem ao visitante visualizar, de forma segura, estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

Já as 15h30 é hora de participar da Visita Orientada, que traz para esta edição o tema “Será que vai chover?” A previsão do tempo e o Observatório Nacional. Os participantes vão percorrer o Campus do MAST e entender como o Observatório Nacional implantou estudos sistemáticos de meteorologia no Brasil, uma oportunidade para ver de perto os instrumentos científicos históricos de previsão do tempo.

Advertisement
Centro de Visitantes 3 - Espaço Imersivo - MAST
Centro de Visitantes 3 – Espaço Imersivo – MAST

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo (07), a partir das 14h, o grupo Urban Sketchers Brasil estará presente no MAST, realizando seu 103º encontro que reúne arquitetos, desenhistas, ilustradores e demais interessados para a desenhar paisagens urbanas. E às 15h e 17h, tem sessão do Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, os mediadores do MAST contarão detalhes sobre as imagens projetadas que simulam o céu noturno.

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
SÁBADO 06/07 – Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Programa de Observação do Sol- Lateral do Prédio Sede- 15h
Visita Orientada:  Será que vai chover? A previsão do tempo e o Observatório Nacional – 15h30
Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 – das 17h30 às 20h

DOMINGO 07/07 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições do Museu de Astronomia
Urban Sketchers Brasil – Campus MAST a partir das 14h
Planetário Inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Projeto de Observação do Céu - MAST
Projeto de Observação do Céu – MAST

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST organiza fim de semana com observações do Sol e do Céu
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST organiza fim de semana com observações do Sol e do Céu
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui