MAST recebe programação sobre Leonardo da Vinci voltada para as crianças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Flyer Divulgação

Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história da humanidade, será tema de um final de semana com muita diversão para as crianças, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O pintor, escultor, arquiteto, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomia, botânico, poeta e músico italiano é o personagem central da programação com três atividades voltadas para os pequenos mergulharem em um universo interativo de lazer, conhecimento e experimentação.

Quem quiser conhecer algumas histórias e experiências de Da Vinci, pode aproveitar o próximo sábado (26/10) e domingo (27/10) com as atividades gratuitas oferecidas pelo MAST.

A programação começa a partir das 14h quando o público poderá conhecer as maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo universo.

PRÉDIO SEDE MAST 6 low Crédito Divulgação Mast MAST recebe programação sobre Leonardo da Vinci voltada para as crianças
Foto: Prédio Mast

As 15h30 é hora de saber como é determinada e disseminada a Hora Legal Brasileira com a edição da visita temática – Acertem os ponteiros! histórias de um serviço “da hora“! Ao longo da atividade, o público vai conhecer os objetos que ajudavam a medir a hora enquanto percorrem os pavilhões para conhecer as lunetas meridianas.

Advertisement

Já às 16h, tem edição especial do Ciclo de Palestras com o tema ciência, arte e humanismo em Leonardo Da Vinci, que conta com debate e oficina sobre os conhecimentos do gênio da arte e da ciência em diversas áreas, que proporcionou inúmeros estudos e invenções para a sociedade.

Junto com esta atividade, a professora de Artes Visuais do CAp-UFRJ de Maria Cristina Miranda da Silva vai realizar a oficina brincando como o Leonardo Da Vinci com a Câmera Obscura, com o intuito de mostrar que, graças à curiosidade e à inspiração pela diversidade das formas que encontrava na natureza, o multitalentoso criador conseguiu desenvolver um modelo de câmera obscura, quando a luz refletida por um objeto projeta a imagem perfeita em seu interior.

Por volta das 17h tem a palestra “O Humanismo, a Ciência e a Arte em Leonardo da Vinci” trazendo toda a visão do gênio sobre os mecanismos de voo das aves para projetar máquinas voadoras alucinantes, cuja performance ainda é desafiadora. Isso séculos antes de Santos Dumont inventar o avião. Para contar essa história, Rogéria Moreira de Ipanema, Mestre em História e Crítica da Arte (UFF), mostra como a obra de Da Vinci sintetiza uma época brilhante e complexa da história, cheia de arte primorosa, grandes navegações e descobertas geográficas.

No fim do dia, às 18h, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Os visitantes vão poder contemplar o céu por meio da centenária luneta equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Projeto de Observação do Céu 4 adulto e luneta low Crédito Divulgação Mast 1 MAST recebe programação sobre Leonardo da Vinci voltada para as crianças
Foto: Luneta Equatorial – Divulgação

No domingo (27), além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO:
Fim de semana no Mast
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAST recebe programação sobre Leonardo da Vinci voltada para as crianças
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAST recebe programação sobre Leonardo da Vinci voltada para as crianças
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui