Foto: Flyer Divulgação

Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história da humanidade, será tema de um final de semana com muita diversão para as crianças, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O pintor, escultor, arquiteto, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomia, botânico, poeta e músico italiano é o personagem central da programação com três atividades voltadas para os pequenos mergulharem em um universo interativo de lazer, conhecimento e experimentação.

Quem quiser conhecer algumas histórias e experiências de Da Vinci, pode aproveitar o próximo sábado (26/10) e domingo (27/10) com as atividades gratuitas oferecidas pelo MAST.

A programação começa a partir das 14h quando o público poderá conhecer as maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo universo.

Foto: Prédio Mast

As 15h30 é hora de saber como é determinada e disseminada a Hora Legal Brasileira com a edição da visita temática – Acertem os ponteiros! histórias de um serviço “da hora“! Ao longo da atividade, o público vai conhecer os objetos que ajudavam a medir a hora enquanto percorrem os pavilhões para conhecer as lunetas meridianas.

Já às 16h, tem edição especial do Ciclo de Palestras com o tema ciência, arte e humanismo em Leonardo Da Vinci, que conta com debate e oficina sobre os conhecimentos do gênio da arte e da ciência em diversas áreas, que proporcionou inúmeros estudos e invenções para a sociedade.

Junto com esta atividade, a professora de Artes Visuais do CAp-UFRJ de Maria Cristina Miranda da Silva vai realizar a oficina brincando como o Leonardo Da Vinci com a Câmera Obscura, com o intuito de mostrar que, graças à curiosidade e à inspiração pela diversidade das formas que encontrava na natureza, o multitalentoso criador conseguiu desenvolver um modelo de câmera obscura, quando a luz refletida por um objeto projeta a imagem perfeita em seu interior.

Por volta das 17h tem a palestra “O Humanismo, a Ciência e a Arte em Leonardo da Vinci” trazendo toda a visão do gênio sobre os mecanismos de voo das aves para projetar máquinas voadoras alucinantes, cuja performance ainda é desafiadora. Isso séculos antes de Santos Dumont inventar o avião. Para contar essa história, Rogéria Moreira de Ipanema, Mestre em História e Crítica da Arte (UFF), mostra como a obra de Da Vinci sintetiza uma época brilhante e complexa da história, cheia de arte primorosa, grandes navegações e descobertas geográficas.

No fim do dia, às 18h, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Os visitantes vão poder contemplar o céu por meio da centenária luneta equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Foto: Luneta Equatorial – Divulgação

No domingo (27), além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO:
Fim de semana no Mast
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel:3514-5299 e 3514-5229

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui