Matriarcas do Quilombo Maria Conga visitam Parque das Ruínas, em Santa Teresa

Local era residência de mecenas multimilionários da Belle Époque carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ainda em celebração ao Dia das Mães, a Secretaria de Governo, por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial, organizou um passeio para as matriarcas da comunidade quilombola Maria Conga, em Magé, até o Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.

“As ruínas foram palco de muita luta. Uma luta por acesso! Ao contrário do que era, hoje, aquele espaço recebe todo mundo, de todas as classes, religiões etc. As mulheres do Maria Conga continuam na luta, elas continuam com o sofrimento das pessoas que vivem à margem da sociedade. E o que elas têm para ver além das próprias dores? Pensando nisso, tiramos um dia para levá-las para confraternizar, aprender e conhecer lugares novos”, conta a coordenadora de Igualdade Racial, Iasmine Alfradique.

O Centro Cultural foi a residência de uma socialite, herdeira multimilionária e patrona da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Conhecida como a “marechala da elegância”, Laurinda costumava reunir intelectuais e artistas em seu palacete, que agora é um dos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e serve como local para trabalhos experimentais de artes plásticas.

O secretário de Governo, Vinicius Bastos, também esteve presente no passeio e expressou sua satisfação. “Foi um dia de grande aprendizado neste lugar tão emblemático do Rio de Janeiro”, afirmou.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Matriarcas do Quilombo Maria Conga visitam Parque das Ruínas, em Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui