Mauricio de Sousa lança candidatura à Academia Brasileira de Letras

Criador da Turma da Mônica confirmou a candidatura à cadeira 8, que era ocupada pela acadêmica Cleonice Berardinelli

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica / Divulgação

Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa oficializou a sua candidatura à vaga da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Anteriormente, a posição era ocupada pela professora Cleonice Berardinelli, que faleuceu em janeiro de 2023, aos 106 anos.

A carta de candidatura do quadrinista, idealizador de personagens como Magali, Cascão e Cebolinha foi enviada ao presidente da ABL, Merval Pereira, no último dia 10 de março, oficializando o pedido. Segundo Mauricio, “esta candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram.”

Quando jovem, depois que me alfabetizei com os gibis, eu lia um livro por dia e os grandes escritores brasileiros foram minha companhia e me ajudaram a ser o que sou hoje. Quero devolver esse carinho com muito trabalho em prol dos autores brasileiros e também dos quadrinhos“, completou ele.

A candidatura de Maurício de Sousa à ABL acontece no ano em que Mônica, personagem mais famosa criada por ele, completa 60 anos. A personagem é inspirada em uma das filhas do escritor. A Turma da Mônica já vendeu mais de 1,2 bilhão de gibis e 15 milhões de livros.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mauricio de Sousa lança candidatura à Academia Brasileira de Letras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui