Igreja dos Mercadores vai distribuir Medalha Milagrosa e queimar pedidos de fiéis nesta quarta-feira

Igreja da rua do Ouvidor espera lotação total na tradicional missa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, uma das mais antigas devoções católicas da cidade. A cerimônia ocorre todo dia 27

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Há mais de um século, a devoção a Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa) tem sido uma parte fundamental da fé católica carioca. A Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na rua do Ouvidor, tem desempenhado um papel significativo nessa tradição desde que nos idos de 1910 construiu uma capelinha em homenagem à santa, e desde então todos os dias 27 de cada mês celebra esta devoção.

A igreja, localizada no coração da cidade, foi construída em 1743 e é conhecida por sua arquitetura imponente e pela devoção fervorosa de seus fiéis, que têm lotado o templo também nas missas dos sábados e domingos ao meio-dia, que contam com coral é grande orquestra. Esta próxima quarta-feira, dia 27 de dezembro, às 10 horas da manhã, a irmandade – mais antiga organização de comerciantes do país – realizará sua tradicional missa solene em honra a Nossa Senhora das Graças, que será celebrada pelo Padre Victor Hugo Nascimento, acompanhada de música litúrgica de qualidade, como é a regra na igrejinha do Arco do Telles.

A Devoção a Nossa Senhora das Graças: Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Virgem Milagrosa, é uma das figuras mais veneradas na religião católica. Sua história remonta a 1830, quando uma jovem noviça chamada Catarina Labouré relatou ter tido visões da Virgem Maria na Capela das Filhas da Caridade, em Paris. Durante essas visões, a Virgem Maria revelou a Catarina o desenho de uma medalha especial, que mais tarde ficou conhecida como a Medalha Milagrosa. Na capelinha de Nossa Senhora das Graças do pequeno templo barroco, encontra-se uma imagem em tamanho real de Catarina, com os olhos vidrados na imagem de Nossa Senhora.

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores: A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores tem uma história rica que remonta ao século XVIII. Construída no coração da cidade nos estilos rococó e barroco, a igreja serviu desde os primórdios como um ponto de encontro espiritual para os mercadores locais, que a partir do século XIX frequentemente buscaram a proteção também de Nossa Senhora das Graças em suas atividades comerciais. Comerciantes lotam a pequena Capelinha a ela dedicada no templo.

Advertisement

A Missa Solene e a Queima dos Pedidos: A missa solene em devoção a Nossa Senhora das Graças na igreja é um evento anual aguardado com grande expectativa. Durante todo o mês de novembro, os fiéis depositam seus pedidos e intenções em uma urna especial na igreja. Após a missa solene, esses pedidos são queimados em um ato simbólico de entrega e fé, junto com incenso canônico e durante uma comovente roda de orações. A irmandade costuma distribuir pequenas medalhinhas milagrosas, bentas, durante a celebração.

C66C4179 2A17 43CA AFED A04A30A1718E Igreja dos Mercadores vai distribuir Medalha Milagrosa e queimar pedidos de fiéis nesta quarta-feira
O Padre Victor Hugo celebra a Missa de Nossa Senhora das Graças, na manhã de segunda-feira

Música e Espiritualidade: A missa solene será acompanhada por música, com o órgão majestoso de 1873 que foi restaurado este ano e os cantores talentosos liderados pelo Maestro Marcos Paulo, o que deverá elevar a experiência espiritual dos presentes no ponto turístico. A música desempenha um papel fundamental na devoção a Nossa Senhora das Graças, enchendo o espaço sagrado com hinos de louvor e adoração.

Convite à Comunidade: A comunidade local e todos os devotos são convidados a participar desta cerimônia especial, que promete ser um momento de profunda espiritualidade e reflexão. É uma oportunidade para os fiéis se unirem em oração e gratidão a Nossa Senhora das Graças, buscando sua intercessão e proteção.

Legado de Fé e Esperança: A devoção a Nossa Senhora das Graças na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é um testemunho do legado de fé e esperança que tem sido transmitido de geração em geração. A devoção à Virgem Maria continua a ser uma fonte de conforto e inspiração para os fiéis, independentemente dos desafios que enfrentem em suas vidas.

União da Comunidade: Eventos como este fortalecem os laços comunitários e reforçam a importância da fé na vida das pessoas. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores se orgulha de ser um farol espiritual na cidade, oferecendo apoio e orientação espiritual a todos que buscam. A igreja fica na Rua do Ouvidor 35, entre a rua Primeiro de Março e a rua do Mercado, numa das mais boêmias áreas do Centro Histórico.

Uma Tradição Perene: A missa solene em honra a Nossa Senhora das Graças e a queima dos pedidos são tradições que perduram ao longo dos anos, mantendo viva a devoção a esta figura celestial. Elas representam um elo inquebrável entre a comunidade e sua fé. A irmandade realiza uma Missa semelhante todos os dias 27 de cada mês – a missa do mês de novembro é especial já que é efetivamente o dia da efeméride – ininterruptamente desde a virada do século XX.

Celebração da Graça Divina: Neste dia especial, a comunidade se reúne não apenas para celebrar a graça divina, mas também para expressar sua gratidão e devoção a Nossa Senhora das Graças. Que esta missa solene seja um momento de paz, esperança e renovação espiritual para todos os presentes.

FFA532CB DAA1 4CAD AEE5 7309B78ED293 Igreja dos Mercadores vai distribuir Medalha Milagrosa e queimar pedidos de fiéis nesta quarta-feira
A imagem de Nossa Senhora das Graças na Igreja dós Mercadores

Esta quarta, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores se tornará o epicentro da devoção e da fé, à medida que os fiéis se unem em oração e gratidão a Nossa Senhora das Graças. A queima dos pedidos depositados pelos devotos durante o mês simboliza a entrega de suas preocupações e esperanças à intercessão da Virgem Maria. Neste lugar sagrado, a tradição e a espiritualidade se entrelaçam, proporcionando um refúgio de paz e inspiração em meio às complexidades da vida cotidiana. A igreja convida calorosamente a todos a se juntarem a esta celebração da graça divina e da devoção contínua a Nossa Senhora das Graças.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja dos Mercadores vai distribuir Medalha Milagrosa e queimar pedidos de fiéis nesta quarta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Igreja dos Mercadores vai distribuir Medalha Milagrosa e queimar pedidos de fiéis nesta quarta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui