Médicas promovem evento gratuito neste sábado para esclarecer dúvidas e mitos sobre câncer de mama

A ação acontece no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio, com apresentação artística de pacientes

Sabrina Chagas e Maria Júlia Calas organizam evento gratuito sobre câncer de mama no Centro do Rio. (Foto: Wagner Assis)

Há anos o mês de outubro é conhecido por colorir de rosa monumentos em diversas cidades e por tratar de um tema sério e urgente para saúde da mulher: o câncer de mama. A doença é a mais comum, depois do câncer de pele, e também é a que mais causa morte por câncer em mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 66. 280 novos casos da doença neste ano.

Com o intuito de conscientizar e colaborar com a saúde das mulheres do Rio de Janeiro, as médicas Maria Júlia Calas e Sabrina Chagas promovem no sábado, dia 15/10, às 9h, no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio, a 20 º edição do evento Nosso Papo Rosa. Esta edição contará com a participação de especialistas em nutrição, mastologia, oncologia, radioterapia e fisioterapia, a fim de mostrar a necessidade da abordagem em diversas áreas, além de apresentações artísticas de pacientes. As inscrições devem ser feitas pelo número (21) 96786-6331 – apenas mensagem no whataspp.

  • O nosso intuito é mostrar que o câncer pode ser curado. Se descoberto logo no início, as chances de cura são de 95%. O medo e a desinformação evitam que o assunto seja abordado e atrasam o diagnóstico. É fundamental desfazer crenças sobre o câncer para que ele deixe de ser visto como uma sentença de morte. O câncer de mama, por exemplo, apresenta sinais e sintomas em sua fase inicial. Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce – afirma Sabrina Chagas, médica oncologista, integrativa e paliativa.

O câncer de mama é uma doença resultante de multiplicação de células anormais da mama.

  • Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rápido, e outros não. É importante esclarecer que a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início. É fundamental que as mulheres tenham acompanhamento de um ginecologista com regularidade – finaliza Maria Júlia Calas, médica ginecologista e mastologista.

Serviço

Evento gratuito: Nosso Papo Rosa

Data: 15/10

Horário: 9h

Local: Teatro Riachuelo – R. do Passeio, 38/40 – Centro do Rio (próximo a estação de metrô da Cinelândia).

Inscrições: (21) 96786-6331 – Whatsapp.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui