Medidor de raios UV na Orla

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Medidor de Raios UV Quem passa pela orla de Copacabana, na altura do Posto 5, tem uma novidade. É o medidor de raios ultravioleta, próximo ao no quiosque Boteco da Orla, na altura da Rua Sá Ferreira.

O Ozon-in como chamado, tem como função indicar qual o fator de proteção solar – FPS – que é mais adequado para usar, no momento da medição feita pelo aparelho.

A população e os dermatologistas aprovaram a novidade na orla carioca, e dizem que este aparelho deveria ser implantado em toda a extensão do litoral carioca, o que ajudaria a orientar a população sobre os cuidados com a exposição excessiva ao sol.

Segundo dermatologista Marcus Maia, que coordenada a Campanha de Prevenção do Câncer de Pele da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista ao G1.

Advertisement

“Esse índice é fundamental, é um aviso do tipo ‘preste atenção na sua pele’, é um grande estímulo para as pessoas usarem o filtro e se prevenirem contra o câncer. Isso é muito importante, principalmente no Rio de janeiro, que tem sol o ano todo. A medida é válida para chamar a atenção do banhista para saber do perigo que ele está correndo. E esse câncer é perfeitamente previsível.”

De acordo com o vice-presidente da Orla Rio, João Marcelo Barreto, a intenção é ter estes medidores espalhados pela orla do Leme ao Pontal

“Vimos esse medidor nas praias de Florianópolis e, como o Rio tem a mesma característica de ser uma cidade praiana, resolvemos testar aqui. Nosso intuito é trazer mais benefícios à população, não só de infra-estrutura, mas também de saúde e qualidade de vida”,

Relacao Sempre é bom lembrar os cuidados com o sol, aqui vão algumas dicas para se proteger dos raios UV:

  • evitar ir a praia nos horários de maior índice de raios ultravioleta, entre 10h às 16h;
  • ficar na sombra;
  • utilizar sempre o filtro com FPS elevado, de preferência fator 30 acima;  
  • é aconselhável também o uso de chapéu e camisa. Principalmente pelas crianças, idosos e pessoas com pele muito clara.

Um lembrete: as barracas de praia mais adequadas devem ser feita de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.)

Quem quiser mais informações sobre o assunto, no site da SBD, pode-se ter acesso a uma calculadora de risco pra câncer da pele.

Ah! Não devemos nos esquecer, que é fundamental também nesses dias de sol forte carioca, a hidratação. Beba muito líquido, de preferência água.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Medidor de raios UV na Orla
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui