Mega Livrarias do Rio de Janeiro: qual a melhor Saraiva, FNAC ou Livraria da Travessa?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Travessa do Shopping Leblon por HelenaN O Rio de Janeiro tem 3 Mega Livrarias (ou MegaStores) a francesa FNAC, a paulista Saraiva e a carioca Livraria da Travessa. A FNAC tem apenas uma loja no Rio, enquanto a Saraiva e a Travessa tem várias livraias espalhadas pelo Rio mas todas estão no BarraShopping, que vou usar para minha comparação.

 

Sou um ávido comprador de revistas e livros e prefiro compra-los ao vivo do que on-line (exceto por algumas promoções do Submarino), mesma razão para não ter assinaturas de revistas. Ou seja, costumo ir muito às livrarias e por morar em Jacarepaguá são as da Barra que mais freqüento.

Advertisement

No início gostava de comprar na Saraiva, tinha uma boa promoção (a cada 750 pontos, acho, ganhava R$ 15,00 de desconto), bastante destaque aos livros, dava para gastar um bom tempo lá. Mas aos poucos a FNAC foi mostrando melhor, a Saraiva foi ficando mais barulhenta (o que é um feito e tanto que a FNAC parece uma discoteca), muito quente e os atendentes não tem a mínima idéia de que livro você está pedindo, simplesmente dizendo que tal livro não tem, nunca teve e nunca terá. Já na FENAC os atendentes mostravam-se o mínimo de conhecimento da área deles.

 

Então, finalmente, abriu uma Livraria da Travessa no BarraShopping. Eu que adorava passar na loja deles na Travessa do Ouvidor quando estava no Centro, passava um bom período folheando, vendo livros importados. A primeira ida na loja da Barra foi na procura do livro “Morto ao Anoitecer”, que deu origem a série da HBO True Blood, foi a única em que o atende sabia do que estava falando, falou porque estava faltando e ainda me ofereceu livros parecidos. Recentemente fui comprar a coleção do “Percy Jackson e os Olimpianos”, estilo Harry Potter mas o menino é filho de Poseidon, e lá estava um atendente que conhecia.

 

Ok, esta já era uma boa razão para preferir à Travessa, claro o fato de ser carioca seria outro, mas o silêncio, melhor, o não barulho de DVDs, Tvs e videogames, aquele ar de loja de eletrônico que por acaso vende livros que a Saraiva e a FNAC tem. Esta semana acho que passei mais de uma hora conversando ao lado de livros sobre história, o que era o tema, o que ajudava bastante no papo.

 

A decoração, também se compararmos, é menos fria do que a das outras duas. Na Travessa há um estilo de biblioteca de casa, dá para pegar o livro e ficar lendo ali, o mesmo até pode ser feito na Saraiva e na FNAC, mas nesta última nem nunca tentei…

 

E para você qual é a melhor Mega Livraria do Rio de Janeiro?

Para quem não sabe, amanhã dia 25 de janeiro a Livraria da Travessa, a da Travessa mesmo, vai ser reinagurada com um dia inteiro de festa. Veja a programação

 

A programação completa do evento, segue abaixo:

 

11h30 – Poemas por Betina Kopp

12h – Lavagem da estátua de Pixinguinha

12h30 – Chorinho com o grupo Flor na Lapela

17h30 – Bate-papo com Carlos Monte e Nei Lopes

19h – Show do trio Subindo a Ladeira

 

O endereço é Travessa do Ouvidor, nº17, Centro.

 

Foto: Travessa do Shopping Leblon por HelenaN

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mega Livrarias do Rio de Janeiro: qual a melhor Saraiva, FNAC ou Livraria da Travessa?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui