Megaoperação policial na Vila Cruzeiro deixa mais de 20 mortos

Operação conjunta do Bope, PF e PRF na famosa favela localizada na Penha teve início na madrugada desta terça (24/05) e perdurou até às 16h40

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Viatura da Polícia Civil nos arredores da Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio
Viatura da Polícia Civil nos arredores da Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio - Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

A madrugada desta terça-feira (24/05) foi marcada por um intenso tiroteio na Vila Cruzeiro, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, localizada na Penha, Zona Norte da capital fluminense.

Até às 09h, de acordo com informações da Polícia Militar, havia a confirmação de 11 mortos, sendo 10 criminosos e uma moradora, vítima de balada perdida. Ela foi identificada como Gabrielle Ferreira da Cunha, tinha 41 anos e estava na entrada da Chatuba, que fica a cerca de 1km da Vila Cruzeiro.

Segundo os moradores, os tiros começaram por volta das 04h. A PMERJ informou que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) iniciavam uma operação emergencial na comunidade quando foram atacados a tiros por bandidos.

O objetivo era prender líderes do Comando Vermelho que vivem na Vila Cruzeiro. As autoridades afirmam ainda que chefes do tráfico de outras favelas também dominadas pela facção, como Jacarezinho, Mangueira, Providência e Salgueiro (São Gonçalo), além de lideranças de estados das regiões Norte e Nordeste do país, também estão no local.

Advertisement

A operação era realizada tanto com agentes em solo quanto com um helicóptero blindado da PM. Ele, inclusive, ainda podia ser ouvido circulando pela região por volta das 09h15. Vale ressaltar que os tiros se concentravam na parte alta da favela, próximo a uma área de mata.

Até o fechamento desta matéria, já haviam sido apreendidos pela polícia 11 fuzis, 4 pistolas e uma granada.

”Precisamos desbaratar essa quadrilha que já é hoje responsável por mais de 80% dos confrontos armados do Rio de Janeiro. Essa facção criminosa que opera ali na região da Vila Cruzeiro atua numa campanha expansionista em todo o nosso estado”, afirmou o porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz.

Atualização – 24 de maio de 2022 – 20h40

A PMERJ informou que a operação foi encerrada por volta das 16h40 e ao menos 22 pessoas morreram. Além de Gabrielle Ferreira, citada no início da reportagem, vítima de bala perdida, 12 seriam suspeitos e os outros 9 ainda não haviam sido identificados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Megaoperação policial na Vila Cruzeiro deixa mais de 20 mortos
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Coisa linda de se ver, fez uma bela limpa, tem que ser semanal isso, deixar vagabundo sempre acuado. Aniversário da Batalha do Tuiuti, muito emblemático. Parabéns as forças envolvidas.

  2. Penso que os responsáveis milionários que traficam armas e drogas e que estão nas suas mansões, com seus iates, jatinhos e carrões deveriam morrer no lugar dos que foram mortos. Um homem favelado não tem condições de encher uma aeronave com entorpecentes e armamentos pesados.

  3. Por que não explode tudo com mísseis logo? Sabe-se muito bem que favela é fábrica de bandido e narcoterrorista. Eles têm de ser tratados como um exército inimigo e ponto final. O resto que se dane.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui