Melhor arqueiro do mundo tem 26 anos e é nascido na Cidade Maravilhosa

Neste domingo, a federação internacional de tiro com arco elegeu Marcus Vinícius D'Almeida o melhor atleta de 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dean Alberga / DeutchTarget / Worl Archery / Divulgação

O melhor arqueiro do mundo em 2023 é carioca. Marcus Vinícius D’Almeida, de 26 anos, foi eleito o melhor atleta da modalidade, neste domingo (4), pela World Archery – federação internacional de tiro com arco. Marcus Vinícius é o atual líder do ranking mundial, tendo conquistado uma medalha de bronze no Campeonato Mundial, disputado em Berlim, na Alemanha, no ano passado.

Neste domingo, o arqueiro carioca conquistou o vice-campeonato da etapa final do Circuito Mundial Indoor de tiro com arco, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Para chegar à final, D’Almeida derrotou os atletas Nicholas D’Amour, das Ilhas Virgens Americanas; o britânico Tom Hall e o holandês Steve Wijler. Com três medalhas olímpicas, o anfitrião Brady Ellison bateu Marcus Vinícius sagrando-se campeão na disputa.

No tiro com arco, os atletas devem disparar três flechas por rodada (ou set), podendo totalizar até 30 pontos na parcial, dependendo da posição atingida pela flecha no alvo. O arqueiro com a maior pontuação no set, soma dois pontos na partida. Caso haja empate, cada atleta soma apenas um ponto. Para vencer o duelo, o arqueiro deve contabilizar seis pontos.

Na disputa deste domingo contra Brady Ellison, Marcus Vinícius D’Almeida marcou 29 pontos, contra 30 do americano, que somou 30 pontos em cada uma das duas primeiras rodadas. Nos dois sets seguintes, ambos ficaram empatados, registrando pontuação máxima. Com os resultados, o atirador norte-americano atingiu 6 a 2 no placar, conquistando a vitória no Circuito Mundial Indoor.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Marcus Vinícius fechou o ano passado com um desempenho magnífico, tendo conquistado o título de campeão da etapa final da Copa do Mundo de tiro com arco, em Hermosillo, no México. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, o atleta carioca também ganhou uma medalha de prata nas duplas mistas e uma medalha de bronze por equipes. Os resultados conquistados levaram o Comitê Olímpico do Brasil (COB) a eleger Marcus Vinícius D’Almeida o melhor atleta masculino do país, no Prêmio Brasil Olímpico.

Quem é Marcus Vinícius D’almeida

Nascido no Rio de Janeiro, em 30 de janeiro de 1998, o arqueiro é conhecido como “Neymar do Tiro com Arco”. Apesar da pouca idade, o atleta já conta com 10 anos de carreira internacional, tendo conquistado três medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014, com apenas 16 anos.

Em 2016, o arqueiro integrou a equipe brasileira das Olimpíadas do Rio, mas foi desclassificado na primeira rodada. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020, apesar de ter sido eliminado pelo italiano Mauro Nespoli nas oitavas, Marcus Vinícius alcançou o melhor resultado de um arqueiro brasileiro em uma Olimpíada.

Com informações: Exame e Agência Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Melhor arqueiro do mundo tem 26 anos e é nascido na Cidade Maravilhosa

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Se o Bostil não sabotasse o Rio de Janeiro nos tirando 90% dos nossos lucros do petróleo e gás, teríamos como investir em mais centro de preparação para revelar futuros atletas de ponta.

    Acorde população fluminense. O Bosti é o principal responsável pelo nosso atraso.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui