Membros da Universidade de Columbia, nos EUA, visitam Rio para pesquisas voltadas ao clima e meio ambiente

Estudantes, professores e pesquisadores da instituição sediada em Nova Iorque estão fazendo uma espécie de ''intercâmbio'' junto à Prefeitura do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pesquisadores da Universidade de Columbia no Centro de Operações Rio - Foto: Divulgação

Estudantes, professores e pesquisadores da Universidade de Columbia, sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, estão no Rio de Janeiro fazendo uma espécie de ”intercâmbio” com a Prefeitura carioca.

Por meio do Columbia Global Centers Rio e do Climate Hub Rio – seu centro de estudos dedicado ao clima localizado na Cidade Maravilhosa -, eles submeteram propostas para pesquisas voltadas ao clima e meio ambiente no Brasil, com especial atenção à capital fluminense.

O Centro de Operações Rio (COR) – equipamento da prefeitura que é referência internacional em resiliência – recebeu, na última quinta-feira (01/02), duas das principais autoridades mundiais sobre mudanças climáticas e meio ambiente, ambos acadêmicos de Columbia: o pesquisador sênior norte-americano Michael Burger e a doutora brasileira Maria Antonia Tigre, que atua em Nova York.

No encontro, além de conhecer as políticas públicas verdes do Rio, ambos se reuniram com os responsáveis técnicos pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da cidade.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

A iniciativa é fruto de convênio, com foco na questão ambiental e climática, entre a Prefeitura do Rio e a instituição de ensino norte-americana, através do Columbia Global Centers Rio, sua representação na cidade. Todos os selecionados que chegam ao Rio de Janeiro participam de visitas, debates e trabalham com instituições brasileiras.

”É uma parceria importante para a cidade. Alguns dos maiores especialistas em clima do mundo deixarão um legado para o município que não tem preço. Eles trocam informações com servidores municipais e vão produzir estudos climáticos específicos sobre o Rio de Janeiro”, afirmou o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

O programa foi inaugurado no início deste ano, com a chegada de OreOluwa Badaki, Ph.D pela Universidade da Pensilvânia e pós-doutoranda da Universidade de Columbia, que se reuniu com a Secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, e com o corpo técnico à frente do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Rio.

Responsável por um trabalho proeminente na área de educação ambiental, OreOluwa chegou ao Rio para desenvolver a pesquisa ”Ampliando a Educação e Comunicação sobre Mudanças Climáticas no Brasil”. Antes do seu doutorado, a Ph.D foi pesquisadora na Organização das Nações Unidas, com foco na educação para o desenvolvimento sustentável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Membros da Universidade de Columbia, nos EUA, visitam Rio para pesquisas voltadas ao clima e meio ambiente

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui