Memorial dedicado à Gama Filho será construído no futuro Parque Piedade

A construção foi revelada pelo prefeito Eduardo Paes, na tarde desta terça-feira (05/02), em sua conta no Instagram

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, revelou na tarde desta terça-feira (05/02) de um memorial localizado no futuro Parque Piedade, dedicado à história do renomado Colégio Piedade e da Faculdade Gama Filho.

O terreno do futuro parque abrigava o lendário complexo da Gama Filho, uma instituição de ensino superior que marcou época no subúrbio carioca. Reconhecida como uma das maiores faculdades particulares da cidade, a Gama Filho contava com a maior faculdade de medicina do país.

img 5031 1 Memorial dedicado à Gama Filho será construído no futuro Parque Piedade
Foto: Divulgação

A trajetória da universidade remonta a 1939, quando adquiriu as instalações do Colégio Piedade. No entanto, em dezembro de 2013, o Ministério da Educação (MEC) instaurou um processo administrativo contra a universidade, resultando no descredenciamento da Gama Filho em janeiro de 2014, devido ao grave comprometimento de sua situação econômico-financeira.

Após anos de abandono e ocupação irregular, a Prefeitura do Rio anunciou em setembro do ano passado o projeto do Parque Piedade, visando revitalizar e proporcionar mais opções de lazer para a Zona Norte e o bairro de Piedade.

Advertisement

O Parque Piedade ocupará uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados, com um investimento municipal de cerca de R$ 58 milhões. O prazo estipulado para a conclusão das obras é de 15 meses. Além disso, os prédios existentes no local foram desapropriados pela prefeitura, com um valor estimado em R$ 47 milhões, que estão sendo depositados em juízo.

O complexo terá como inspiração o Parque Madureira. Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, além de rampas de acessibilidade ligando o espaço à estação de Piedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Memorial dedicado à Gama Filho será construído no futuro Parque Piedade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui