Mercadão de Madureira recebe campanha de doação de sangue nesta sexta

Trata-se de uma parceria entre a Maternidade Herculano Pinheiro e o Hemorio; ação acontece das 10h às 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Doação de sangue no Rio de Janeiro - Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, realiza, nesta sexta-feira (21/06), uma campanha de doação de sangue. Os voluntários poderão comparecer, das 10h às 15h, no auditório do Mercadão de Madureira, vizinho à unidade de saúde.

Trata-se de uma parceria entre a maternidade e o Hemorio, responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do RJ, principalmente para emergências.

Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar, no mínimo, 50kg.

Advertisement

Vale ressaltar que não é necessário estar em jejum, mas recomenda-se que o doador não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas. Outro fator importante é estar descansado.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para doar sangue. Já quem teve Covid-19 recentemente, precisa esperar 10 dias após a recuperação.

Ato seguro e importante

Doar sangue é seguro e salva vidas. Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e quatro pessoas podem ser beneficiadas. Em 24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta seguinte pode ser feita após 8 semanas para homens e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercadão de Madureira recebe campanha de doação de sangue nesta sexta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui