Mercadinho São José pode se tornar patrimônio estadual

Espaço, que se encontra fechado desde 2018, já foi um dos polos gastronômicos e culturais mais frequentados pelos cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Theobald

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um Projeto de Lei que permite ao Governo do Estado negociar com o Governo Federal a transferência para o patrimônio estadual do Mercadinho São José, imóvel situado no número 90 da Rua das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A proposta, de autoria dos deputados Waldeck Carneiro (PSB) e Mônica Francisco (PSol), foi promulgada pelo presidente André Ceciliano (PT) e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira (05/04).

De acordo com a norma, o Governo destinará o imóvel, quando já estiver sob seu domínio, como centro público de economia solidária, de modo a favorecer a comercialização de produtos artesanais, agroecológicos, orgânicos e outros, produzidos e comercializados com base nos princípios da economia popular solidária, assim como a realização de atividades culturais, em parceria com o Município do Rio de Janeiro. A transferência poderá ser feita por cessão, permuta ou outra forma de negociação estabelecida pelo Poder Executivo.

Fechado desde setembro de 2018, quando o INSS, proprietário do imóvel, conseguiu retomá-lo judicialmente, o Mercadinho permanece com destino indefinido. Sua reabertura, além de devolver à Cidade do Rio de Janeiro um equipamento que compõe perfeitamente a ‘alma carioca’, poderá desempenhar papel muito importante no desenvolvimento da economia popular solidária”, afirmou Waldeck.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercadinho São José pode se tornar patrimônio estadual
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Mercadinho São José pode se tornar patrimônio estadual
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui