A torre do antigo Restaurante Albamar, localizado na Praça XV, poderá ser novamente incorporada a um projeto de uma estrutura que faz total parte da sua história. A proposta de reerguer o Mercado da Praça XV, 61 anos após a demolição do original para dar lugar à Perimetral, está prestes a ganhar força com a publicação de uma manifestação de interesse privado no Diário Oficial nesta quinta-feira (26/09).
O novo projeto, conforme noticiado na coluna de Ancelmo Gois, prevê a construção de um espaço que abrigará 24 restaurantes, três bares e quatro lojas, além de um local dedicado à tradicional feira de antiguidades da Praça XV e eventos de música ao ar livre. O destaque do projeto é a proposta de integrar o restaurante à nova estrutura, que seria erguida utilizando a torre remanescente dos quatro pilares do antigo Mercado, inaugurado em 1907 sob a gestão de Pereira Passos, para substituir oficialmente o antigo Mercado da Candelária.
O espaço, que visava organizar o comércio de alimentos disperso pelo centro da cidade, era um local essencial para a vida urbana carioca. Encontrava-se de tudo. Com uma estrutura metálica pré-moldada importada da Europa, o mercado abrigava cerca de 200 boxes dedicados a gêneros alimentícios, bebidas e outros produtos. Era um espaço fervilhante. Sua demolição é um episódio, até hoje, bastante controverso. A estrutura veio abaixo, afinal, para dar lugar ao Elevado da Perimetral, em 1963. Seu único resquício foi justamente a estrutura do antigo restaurante Albamar, hoje chamado Ancoramar, que funciona na construção desde 1933 e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
Projeto
O novo mercado será construído em estrutura metálica, com um tom verde que remete ao antigo. A proposta inclui uma cobertura em metal e madeira laminada, criando um espaço contemporâneo que homenageia a estética do passado. Além da vista para a Baía de Guanabara, o espaço ganharia píeres voltados para o mar.
O projeto representa uma grande aposta para revitalizar a Praça XV, trazendo ainda mais movimento aos finais de semana. A região já vem atraindo o interesse de cariocas e turistas com a popularização da área conhecida como “Pequena Lisboa”, que abrange as ruas do Ouvidor, do Mercado, dos Mercadores e do Rosário, além do Arco do Teles. Esses locais têm se transformado em pontos culturais e gastronômicos, com apresentações de rodas de samba e chorinho.
Será que vão fazer o mesmo com a Perimetral? Creio que sim.
Será que vão fazer o mesmo com a Perimetral? Não duvido nada.
Muito distante da estrutura física original. Não combina com o Centro do Rio.
Fiquei mega empolgado aqui, até ver a projeção de como seria… Absolutamente nada a ver com o mercado original, além de não ter nenhuma integração real com a torre restante. Simplesmente colocaram como um ADEREÇO ali. Triste…
Projeto do teto é bonito, mas para outro local como Barra. O melhor seria reconstruir o mais próximo possível do original, combina muito mais com o Centro
Não combina com a torre atual. Deveria ter um design mais próximo do que tínhamos.
Concordo com o Rodrigo. Deveriam manter as características do mercado original envolvendo a torre remanescente do Albamar.
Que benção que milagre alguém com sensibilidade reerguer o mercado da Praça 15,q nunca,jamais em tempo algum deveria ser demolido.
Essa ferida tem q cicatrizar.
Maldade e ignorância da época!
Milagre Meu Deus!!!
Acho que não combina mais com a estrutura atual do local, investimento muito caro para a situação do brasileiro que mal consegue colocar alimentos na mesa!
Esse tipo de local vive cheio, basta ver as feiras com música ao vivo ao ar livre, mercado municipal de Niterói, Cadeg, entre outros.
Muitos não podem pagar, mas vários podem. Quanto mais estabelecimentos, mais dinheiro para a cidade e para o cidadão.
Parabéns,por mais uma interessante matéria sobre o Rio de janeiro.
Muito feio e de mal gosto. Só vai descaracterizar ainda mais a Praça XV.
Deveriam reconstruir ao máximo possível próximo do original em Design.