O mercado de franquias no Brasil está aquecido, tendo apresentado resultados extremamente positivos no primeiro trimestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Durante o período foram movimentados R$ 50 bilhões, um crescimento de 17,2% no faturamento.
Somente na região Sudeste foram movimentados mais de R$ 27 bilhões, durante o primeiro trimestre do ano. O montante representa um crescimento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a ABF, o número de unidades franqueadas da região também apresentou um acréscimo de 4,7%, totalizando 98.872 mil operações.
No período analisado, o Rio de Janeiro apresentou um acréscimo de 19,9 % no faturamento, se comprado ao mesmo período de 2022. O Estado registrou mais de R? 5 bilhões em receita. O número de unidades abertas também registrou expansão de 3,9%, somando 17.962 operações. Os bons resultados do mercado fluminense também influenciaram na geração de empregos diretos: 157.635 novas vagas – 9,3 % a mais que em relação ao 1º trimestre de 2022.
Para o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, o crescimento do mercado de franquias no Estado e no Brasil, de forma geral, se deu por fatores, como: digitalização, adaptabilidade e mais investimentos.
“As redes fizeram o dever de casa e se prepararam. Os dados mostram os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, omnicanalidade, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, explicou o executivo.
No Rio de Janeiro, os setores que apresentam os faturamentos mais elevados foram:
Casa e Construção (+39,3%);
Hotelaria e Turismo (+32,9%);
Comunicação, Informática e Eletrônicos (+29,3%).
No diz respeito ao número de operações, os segmentos mais bem-sucedidos foram Alimentação, Hotelaria e Turismo e Casa e Construção.
Ô glória. que continue assim.