Mercado imobiliário fluminense já soma quase 100 mil corretores de imóveis

Dos 55.444 corretores imobiliários ativos no Rio de Janeiro, 19.131 são mulheres. A mão de obra feminina tem sido cada vez mais valorizada no ramo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio /Reprodução: Internet

O mercado imobiliário do Rio de Janeiro tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em atuar no ramo da corretagem imobiliária. Nos últimos quatro anos, o número de profissionais formados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) registrou um aumento considerável e bem-vindo pela direção da autarquia. No bojo deste crescimento estaria ainda o aumento da participação das mulheres no ramo, que costuma ser muito democrático quanto às oportunidades ofertadas.

O presidente do Conselho de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), Marcelo Moura, explicou que, desde 2020, o mercado imobiliário tem registrado acréscimos positivos em número de negociações, mesmo diante do contexto pandêmico e das medidas de restrição por ele impostas, no Rio de Janeiro. Para Moura, os profissionais do mercado imobiliário souberam capitalizar o cenário de incertezas gerado pela pandemia.  

“O cenário de incertezas favoreceu o mercado imobiliário e atraiu a atenção para a nossa profissão. Portanto, para aqueles que estão iniciando essa trajetória, é necessário buscar o aprimoramento de forma permanente para atender as demandas da sociedade”, ressaltou Marcelo Moura.

No ano de 2019, ano precedente à pandemia, o Creci-RJ realizou a habilitação de 2.438 novos profissionais, sendo 1.044 mulheres. Em 2020, já no cenário pandêmico, o número de profissionais registrados continuou em elevação, com 2.746 formados, sendo 1.233 mulheres. O ano 2021, superou os mais alvissareiros prognósticos, com a multiplicação do número de profissionais registrados no ano anterior, totalizando 5.051 novos profissionais, sendo 2.226 mulheres.

Advertisement

A tendência de 2022 continuou sendo de crescimento, com o Creci-RJ formando mais 5.250 novos corretores de imóveis e realizando 76 solenidades de entrega de carteiras. O Estado do Rio de Janeiro, atualmente, conta com cem mil corretores inscritos no Conselho, sendo 55.444 profissionais ativos na profissão.

A grande marca de toda essa movimentação profissional é a presença cada vez mais ativa das mulheres, que representam 19.131 profissionais, no cenário dos 55.444 corretores imobiliários ativos, perfazendo 33% da força de trabalho atuante no mercado imobiliário fluminense.

Corretoras como a Sergio Castro Imóveis estão em franca expansão. Esta semana, a imobiliária de 73 anos inaugurou uma nova filial, em Copacabana, e já planeja novas expansões, em direção ao Jardim Botânico e à Santa Teresa. ”Já adquirimos os dois pontos, e estamos na fase de projetos. A profissão de corretor é cada vez mais especializada e acreditamos no ’corretor de família’ que, com atendimento de excelência vira referência na localidade onde exerce a profissão. O cliente não quer ser apenas um número”, vaticina Lucy Dobbin, superintendente de vendas da empresa, com mais de 30 anos na profissão. Lucy explica que a empresa, familiar, faz rigorosa seleção de profissionais, e está contratando. ”Temos vagas no Centro, Porto Maravilha, Leblon e Laranjeiras, além de Copacabana”, convida Lucy Dobbin.

Vale ressaltar que o corretor de imóveis é o responsável por vários trâmites que compõem a negociação imobiliária. Sendo alguns deles:  captação do imóvel, análise documental, promoção da venda, negociação e acompanhamento da concretização do negócio. Por isso, são muitas as frentes de atuação desse profissional no mercado, que apresenta uma série de segmentações, entre elas estão lançamentos, avaliação, locação, compra e venda, leilões, entre tantas outras.

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada por Lei Federal e para exercê-la é essencial concluir o Curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou o Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários. Uma vez finalizado o período de formação, o profissional pode dar entrada nos trâmites de inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, instituição que valida a atuação profissional do corretor, permitindo que os clientes tenham acesso a um profissional qualificado e ciente de todo o processo das negociações imobiliárias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercado imobiliário fluminense já soma quase 100 mil corretores de imóveis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui