Mercado Municipal de Niterói tem baixa no movimento e lojas fechadas

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram corredores vazios e lojas fechadas, e os comerciantes não escondem a frustração com o baixo movimento

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Reprodução

Inaugurado em julho de 2023, o Mercado Municipal de Niterói parecia ser a grande novidade para a cidade. Celebrado pela gestão do ex-prefeito Axel Grael, o mercado foi reformado com um investimento de R$ 69 milhões, sendo R$ 30 milhões apenas na revitalização do prédio histórico que estava abandonado há quase 40 anos. O novo espaço, com 9.700 metros quadrados, prometia ser um polo de gastronomia, cultura e lazer, com 172 lojas de tudo um pouco: de charcutaria e peixaria a cervejarias e artesanato.

PUBLICIDADE

A ideia parecia ótima, principalmente considerando o fato de o prédio ser um marco arquitetônico da região portuária de Niterói, com influências art déco e neoclássicas. Localizado perto da saída da Ponte Rio-Niterói e do Centro de Niterói, o mercado estava pronto para ser o novo point da cidade. Mas, a realidade que se segue não é exatamente o que os idealizadores tinham em mente.

Com quase dois anos de funcionamento, o Mercado Municipal está longe de ser o sucesso esperado. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram corredores vazios e lojas fechadas, e os comerciantes não escondem a frustração com o baixo movimento. Um dos principais problemas parece ser a localização. Apesar de estar perto de importantes vias de acesso, a chegada ao mercado a pé é bem limitada, e o alto custo do estacionamento tem afastado muitos visitantes.

“Localização de ruim acesso, muito gourmetizado, restaurantes caros. O Mercado Municipal elitizou o público, mas quem movimenta são pessoas da classe média pra baixo. Uma pena tantos milhões gastos para não dar certo” comentou uma frequentadora.

A prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal firmaram parceria público privada (PPP) para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Mercado Municipal de Niterói tem baixa no movimento e lojas fechadasddr newsletter Mercado Municipal de Niterói tem baixa no movimento e lojas fechadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Não acho que o problema seja o local. Fui apenas uma vez e foi uma decepção. Não tem nada atrativo, lojas caras e o estacionamento é um espanto de caro!

  2. Infelizmente não é um lugar comum de circulação de pedestres e o estacionamento é muito caro, desestimulando o público.
    As lojas e restaurantes, também não praticam preços atrativos que se espera de um Mercado Municipal, como ocorre na Cadeg, por exemplo.
    Aqui é tudo muito caro!
    Só com a diferença de valores, continuo indo na Cadeg e ainda sobra troco! Não me orgulho disso preferia prestigiar minha cidade.

  3. Não é o local são os preços altos, os lojistas cobram muito caro pelos serviços e produtos para tentar compensar os gastos do local, infelizmente inviável para a população nos dias de hoje. Com preço bom o público vai.

  4. Localização ruim associada a estacionamento caro, produtos e comida caros.
    Sem atrativo nenhum
    Não tem como dar certo. Niterói tem vários outros lugares

  5. Um estudo de viabilidade teria mostrado que um mercado/shopping num local que só serve de passagem e não tem atrativos turísticos relevantes é ineficaz. Talvez um mercadão de modas, como os de Duque de Caxias, ou um centro de grandes eventos, como o RioCentro fossem bem mais viáveis.
    A história sempre mostrou que decisões políticas em detrimento das urbanas sempre gerararam elefantes brancos.

  6. Trabalhei em várias lojas, e faliram, valores altos, difícil acesso, não é popular, é para elite.

    Era para gerar bastante oportunidades de trabalho, mas não vingou, infelizmente.

    Um elefante branco.

  7. Há que se lembrar que o sucesso de outros mercados municipais é resultado de focar no público que interessa aos logistas: o consumidor de gêneros alimentícios e grupos familiares e amigos com objetivo de lazer nos bares e restaurantes. Este público quer preço accessível, produtos de qualidade e acesso facilitado. Este item, acesso, devida à localização do Mercado de Niterói, poderia utilizar um serviço de van até o Terminal Central de Niterói. Ideal que fosse gratuito. Esperamos que analisem estes comentários.

  8. O problema maior do mercado municipal são os PREÇOS! Miraram no madrilenho “Mercado de San Miguel”, mas não temos uma quantidade grande do público com grana para frequentar ali!

    Esse mercado deveria mirar nos gonçalenses e na classe média baixa niteroiense. Mas as opções e a própria disposição do mercado é mal feita. Tocam música ao vivo, sertanejo, barulho demais… coisas que, infelizmente, são marcadores das classes médias baixas nos municípios. E quando tem algo diferente é… rock! Tiozões do rock!

    Espero que o gestor das lojas baixe os valores para que negócios mais baratos se estabeleçam ali e atraiam esse público. Várias lojas do início já fecharam. Outras chegaram, mas em breve, vão cair também.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui