Tombado em 2020 pela Câmara dos Vereadores, após um projeto de Marcelo Arar (PTB), o Mercado Popular da Rocinha, criado em 2004, vai receber pela primeira vez em sua história uma revitalização.
O local, que funciona diariamente, 24 horas, e atrai visitantes e turistas de várias partes do mundo, vai receber do município um investimento de R$ 1,3 milhão. As obras foram iniciadas esta semana, e a previsão é que terminem até novembro próximo.
Mercado Popular da Rocinha vai receber um muro de 130 metros de comprimento por 2,60 metros de altura que será inteiramente grafitado por moradores da comunidade. A construção vai ficar no lugar de um tapume improvisado feito de chapa de aço e completamente pichado, que cerca o espaço desde a sua inauguração. O muro, além de oferecer estrutura e segurança, vai homenagear comerciantes, que serão retratados nos desenhos. Ainda serão definidos os responsáveis pelo mural, assim como os homenageados.
Outro ponto que será melhorado é o emaranhado de fios e o antigo problema de falta de luz. De acordo com o projeto, toda a rede elétrica será trocada. O espaço terá ainda a substituição, a ampliação e a modernização do seu sistema contra incêndio para ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros, cumprindo os ritos necessários de segurança.
O camelódromo fica na Rua General Olímpio Moura Filho, em frente à saída da estação do Metrô de São Conrado. O projeto, da Prefeitura, foi uma indicação parlamentar do mandato do vereador Marcelo Arar
“Tenho certeza que essa obra vai melhorar muito a vida dos trabalhadores do camelódromo e também vai turbinar as vendas dos empreendedores do local! Agradeço de coração ao prefeito Eduardo Paes por atender mais esse pedido do nosso gabinete, também os secretários Chicão Bulhões e Eduardo Cavalieri por todo apoio nessa missão e também a todos os comerciantes do camelódromo. Vamos continuar acompanhando as obras, daqui a 120 dias estará tudo pronto para uma grande reinauguração”, disse o vereador Marcelo Arar.