O Festival Gastronomia do Mar 2024 chega ao Mercado São Pedro, em Niterói, neste sábado (30), a partir das 10h, para sua segunda etapa. Após uma estreia movimentada no Jardim Icaraí, o festival, produzido pela C Comunicação com curadoria da chef Flávia Quaresma, reúne gastronomia, cultura e lazer, destacando os sabores do mar.
Programação gratuita com chefs renomados
A entrada do mercado de peixes mais tradicional da região da Guanabara será palco de quatro aulas gratuitas com chefs consagrados. Os participantes poderão aprender receitas práticas e saborosas com direito a degustação. A programação começa às 11h no Palco Naturgy com João Diamante, do restaurante Dois de Fevereiro. Em seguida, às 12h, é a vez de Jess Hulme, do Pitanga. Às 13h, o consultor do Sesc Frederic Monnier assume o palco, e o encerramento das aulas, às 14h, fica por conta de Vicente Maia, da Casa Buonasera.
Para fechar o dia, o festival oferece recreação infantil, exposição temática e um show musical no Palco Sesc, que inicia às 15h.
Circuito gastronômico reúne mais de 30 restaurantes
Em paralelo aos eventos de rua, o Festival Gastronomia do Mar também acontece dentro de um circuito gastronômico com a participação de mais de 30 restaurantes no Rio de Janeiro e Niterói. Os estabelecimentos oferecem pratos especiais de frutos do mar, que vão de massas e combinações nordestinas a receitas mais tradicionais.
Entre os destaques estão a Gruta de Santo Antônio, em Niterói, conhecida por sua excelência em frutos do mar e eleita diversas vezes pelo prêmio “O Globo” e pelo Tripadvisor. No Rio, o restaurante Babbo Osteria, de Ipanema, foi escolhido como a melhor trattoria moderna pela Veja Rio em 2023. Ambos os restaurantes também participam com aulas durante o evento.
O festival apresenta pratos exclusivos, como o arroz de polvo da Família Paludo e o rosbife de pirarucu do Gurumê. Outras opções incluem o hambúrguer de salmão do Odashi e massas artesanais como as do Ragazza di Pasta. O circuito também engloba restaurantes premiados e populares como o Canto do Peixe, Siri e o Berbigão Grill.
Exposição “Riquezas do Mar” une arte e ciência
Além da programação gastronômica, o festival conta com a exposição Riquezas do Mar, organizada pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). A mostra apresenta textos e imagens de frutos-do-mar típicos do litoral fluminense, como camarão-rosa, polvo, mexilhão e peixes como dourado, robalo-flecha e sardinha-verdadeira.
Encerramento no dia 7 de dezembro
O evento se encerra no dia 7 de dezembro, com outra programação especial no Mercado São Pedro, incluindo chefs como Monique Gabiatti, da Polvo Bar, e a curadora Flávia Quaresma, além do sommelier Marcelo Copello. A programação completa, com endereços dos restaurantes e informações sobre os eventos de rua, está disponível no site oficial do festival: https://gastronomiadomar.com.br.