Mercados são autuados por irregularidades sanitárias nas zonas Sul e Norte do Rio

Três mercados nas zonas Sul e Norte do Rio foram autuados por irregularidades como produtos vencidos, falta de validade e higiene inadequada, segundo a SEDCON e o Procon-RJ.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Três mercados localizados nas zonas Sul e Norte do Rio de Janeiro foram autuados durante operação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon-RJ, realizada nesta quarta (02/04) e quinta-feira (03/04). As fiscalizações ocorreram nos bairros de Ipanema, Cachambi e Madureira.

PUBLICIDADE

No primeiro estabelecimento inspecionado, os agentes identificaram 9,53 kg de alimentos impróprios para consumo, entre eles pão integral, pão de cacau e calda de chocolate, todos vencidos ou sem informações sobre data de manipulação e validade.

No segundo mercado, os fiscais constataram a presença de paletes de madeira nas câmaras congelada e resfriada, prática considerada inadequada para ambientes que exigem controle rigoroso de higiene.

O terceiro mercado foi autuado por manter 7,5 kg de frutas cristalizadas vencidas desde fevereiro de 2025, além de apresentar paletes de madeira na câmara resfriada e condições de limpeza inadequadas na cozinha.

“Algumas dessas irregularidades encontradas nos mercados fiscalizados colocam em risco a saúde pública. Nossas ações também coíbem abusos como venda de produtos vencidos ou com peso adulterado”, afirmou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Mercados são autuados por irregularidades sanitárias nas zonas Sul e Norte do Rioddr newsletter Mercados são autuados por irregularidades sanitárias nas zonas Sul e Norte do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui