Praia de Copacabana recebe evento em prol da conscientização sobre o Alzheimer

Entidades destinadas ao apoio de familiares e pacientes estarão neste domingo (03/09) no Posto 6, altura da Rua Souza Lima, das 9h às 13h, tirando dúvidas sobre o Alzheimer e outras formas de demência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Copacabana: Reprodução

A Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade, recebe neste domingo, o evento “Mês Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer”, comemorado no mês de setembro. O objetivo do encontro é conscientizar a população sobre os fatores de risco e as formas prevenir ou retardar o desenvolvimento do Alzheimer e outras formas de demência. A ação acontece na Avenida Atlântica, nas proximidades da Rua Souza Lima, no Posto 6, das 9h às 13h. Caso chova, o evento será transferido para o domingo seguinte, dia 10.

Na ocasião, serão realizadas uma panfletagem e uma roda de conversa com profissionais de saúde sobre os diversos assuntos envolvendo o Alzheimer e outras formas de demência. Caso queiram, os participantes poderão medir a pressão arterial e fazer teste de glicose.

A presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ), Maria Aparecida Albuquerque Guimarães, ressaltou que, apesar de todos os avanços científicos, as várias formas de demência ainda não têm cura. O importante no momento, segundo Aparecida, é priorizar a prevenção e minimização dos sintomas.

“Enquanto aguardamos mais avanços em medicamentos modificadores da doença e, potencialmente, que proporcionem a cura -o que continua sendo um esforço em andamento, longo e árduo – a redução de riscos desempenha um papel especialmente significativo. Ao tomar medidas proativas para reduzir os fatores de risco, os indivíduos podem aumentar suas chances de manter o seu cérebro saudável“, disse a presidente da APAZ, acrescentando que entidades médicas especializadas em Alzheimer e outras demências, calculam que, até 2050, o número de pessoas convivendo com alguma dessas doenças deve triplicar.

Advertisement

Entidades voltadas para o apoio a pacientes e familiares de pessoas com algum tipo de demência também lançaram a campanha “Nunca é cedo ou tarde demais”. A iniciativa integra o plano global da Alzheimer’s Disease International (ADI), federação global que reúne mais de 105 associações de Alzheimer e demência em todo o mundo.

No dia 21 de setembro, será divulgado do Relatório Mundial de Alzheimer com estudos de casos sobre a incidência das demências no mundo e estudos científicos sobre riscos genéticos e redução dos sintomas após o diagnóstico, entre outros temas de relevância.

Participam das ações as seguintes entidades: Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz); Associações de Alzheimer do Brasil, representando Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz); Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ); o Instituto Alzheimer Brasil; e o Instituto Não Me Esqueças.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia de Copacabana recebe evento em prol da conscientização sobre o Alzheimer
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui