A Meta Gallery, a primeira galeria totalmente dedicada à arte tecnológica no Brasil, está expondo até o final de julho a 1ª Mostra Nacional de Criptoarte, no Centro do Rio de Janeiro. Em conjunto com a iniciativa “Década dos Oceanos” da Unesco, que visa chamar a atenção para os ecossistemas marítimos de 2021 a 2030, a exposição apresenta dez obras de artistas renomados em segmentos como realidade aumentada, realidade virtual, instalação multimídia e ambientes virtuais interativos.
Destaques da Exposição
Quatro trabalhos estão expostos no térreo, incluindo o vídeo díptico “Sopa Primordial” de Alexandre Rangel, que pode ser visto desde a vitrine, projetando-se para a rua. Outras obras no primeiro piso incluem “Distrópicas” de Giselle Beiguelman e “Atrator no Mar Profundo” de Tania Fraga. No segundo andar, encontram-se mais seis obras, entre elas a interativa “Cyber Marinum“, que muda de cor conforme a aproximação dos visitantes, transformando a experiência do aquário.
Situada na Rua da Assembleia, 40, a Meta Gallery é uma criação da Metaverse Agency em conjunto com o projeto Reviver Cultural, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico. A agência, pioneira em arte tecnológica, trouxe para o Rio esta mostra coletiva que já atraiu cerca de 200 mil visitantes no CCBB de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Serviço
1ª Mostra Nacional de Criptoarte – Década dos Oceanos
- Data: De 28 de junho até o final de julho
- Horário: De segunda a sexta, das 9h às 18h
- Entrada: Franca
Meta Gallery
- Endereço: Rua da Assembleia, 40, Centro, Rio de Janeiro
- Direção artística: Byron Mendes