Meteorito e esqueleto de baleia serão atrações na reabertura do Museu Nacional

Primeira parte da reabertura do Museu, prevista para o ano que vem, também terá sala com pinturas restauradas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Museu Nacional da UFRJ irá abrir parcialmente pela primeira vez desdo o incêndio que destruiu boa parte da estrutura em 2018. Nessa primeira etapa, o público terá acesso a chamada “Sala do Bendegó”, espaço de 80 metros onde fica o meteorito do mesmo nome e um esqueleto de baleia de 15,5 metros . O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13).

O Bendegó pesa 5,6 toneladas e foi achado em 1784 perto de um riacho no interior da Bahia e levou quase um ano para chegar ao Rio. O meteorito foi levado para o Museu Nacional a mando do Imperador Dom Pedro II em 1888 e permaneceu no local desde então.

A escadaria monumental, que fica ao lado da sala e também será reaberta ao público, ganhará uma claraboia. O esqueleto de uma baleia cachalote de mais de 15 metros deve ficar exposto no local para visitação do público. Atualmente, o esqueleto está em exposição no foyer da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.

A primeira parte da reabertura está prevista para o aniversário de 206 anos do Museu Nacional, em  6 de junho de 2024. Segundo informou o portal G1, a ideia é que outro meteorito, o Santa Filomena, a primeira peça a ser incorporada à coleção de meteoritos da instituição após o incêndio de 2018, também esteja exposto durante a reinauguração.

A reavertura do espaço também prevê a restauração de uma série de pinturas que foram danificadas com as chamas. O objetivo é remodelar a sala e trazer de volta a forma que tinha no fim do século XIX.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Meteorito e esqueleto de baleia serão atrações na reabertura do Museu Nacional
lapa dos mercadores 2024 Meteorito e esqueleto de baleia serão atrações na reabertura do Museu Nacional

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui