Movido por uma inquietação e ardente desejo de inovar nos programas de desenvolvimento humano, certa manhã quando eu fazia minha rotineira caminhada pelas trilhas da Serra dos Órgãos, fui tomado por verdadeira avalanche de idéias sobre um treinamento onde o arco e flecha era usado como instrumento de ação vivencial, promovendo uma riqueza incomparável de reflexões em forma de metáforas – A base dessas metáforas funcionava assim:
Os Alvos: Os nossos objetos de conquista – ideais, metas, as realizações desejadas na vida pessoal e profissional.
Os Arcos: Tudo que potencializa a nossa capacidade de acertar com precisão e impacto os nossos objetivos na profissão e na vida em geral – nos dias atuais podemos comparar aos recursos da tecnologia, o conhecimento, os treinamentos, os meios de comunicação e tudo que amplie as possibilidades do desempenho humano diante dos desafios da vida e do mercado.
O Arqueiro: Aquele que move, por sua vontade, os arcos na vida. Sua energia impõe de forma primária e decisiva o uso dos arcos. O Arqueiro é aquele que expressa suas qualidades e virtudes ou suas fraquezas – o padrão e o direcionamento da energia do arqueiro confere a qualidade ao tiro. A sua energia mental, emocional e orgânica é transformada em movimento que aciona o arco e se transmite à flecha – representante legítima do Arqueiro, cada flecha disparada traduz as suas qualidades ou deficiências . As virtudes humanas de um arqueiro são determinantes para o tiro certeiro – inspiração, entusiasmo, autoconfiança e autoestima, determinação, vontade, equilíbrio, vitalidade, foco, dentre outras . Não bastam os arcos, mas o essencial é definido por quem e como esse arco será usado;
As Flechas: Representam as nossas ações na vida. Uma flecha certeira é o resultado de um metabolismo humano único – as qualidades do Arqueiro no momento do disparo. Assim são as nossas ações, nossas representantes legítimas – a nossa assinatura na vida, as ações dizem o que fomos num determinado momento. Uma flecha ou uma ação movida pela ansiedade, pela impulsividade, pela dúvida, medo, arrogância, displicência, negligência ou por qualidades preciosas do Arqueiro são determinantes para os resultados nos alvos do arco e flecha ou na vida humana.
Movido por essa catarse que me encantava, eu retornei correndo da minha caminhada e me pus a escrever sem parar até esgotar o surto de criatividade em que me encontrava. Assim, foi o início de tudo e a partir daí passei a estudar profundamente sobre os elementos e fundamentos que poderiam sustentar uma tese pedagógica com elevado valor e não simplesmente me contentar em aplicar o arco e flecha como uma atividade lúdica interessante com analogias obvias e superficiais. Assim, depois e um ano de pesquisas, estudos de PNL, neurociência, depois de mergulhar na filosofia e na história do arco e flecha na humanidade, eu iniciei uma busca concreta para viabilizar treinamentos. Para tanto eu procurei um especialista comprovadamente competente na prática do esporte arco e flecha. Alguém que pudesse garantir uma prática segura e eficaz aos participantes. Foi então que iniciei uma parceria decisiva com Renato Emílio (o mais conceituado e premiado arqueiro brasileiro até hoje, com respeito internacional).
Iniciamos os treinamentos em 1993, depois a tese foi registrada e protegida dos copistas mal intencionados, com o nome de “Método Archery” e desde então já foram mais de algumas dezenas de milhares de pessoas a se beneficiar com nossos processos de desenvolvimento humano. Uma das características mais interessantes do método é a sua amplitude de possibilidades aplicativas – todos os nossos treinamentos são customizados e possíveis aos mais diversos temas empresariais ou de cunho pessoal. Temos trabalhado com empresas de todos os seguimentos da sociedade. A metodologia teve uma marcante aplicação no projeto de Educação Corporativa do SENAC Nacional , quando aplicamos diversas formas de exercícios vivenciais para ancorar e potencializar fundamentos das competências estratégicas tratadas no programa, tais como: visão e planejamento estratégico, planejamento de ações e controle, orientação para resultados e clientes, comunicação eficaz, autoconhecimento, trabalho em equipe e liderança.
Outros projetos de destaque foram desenvolvidos para trabalhar lideranças e equipes de vendas da Unimed Rio, da Amil, da Nestlé, dentre muitas outras empresas;
Projetos com jovens também foram muito significativos, tais como Jovem Vip (Amil), Arqueiros do Amanhã (Unimed Rio), Projeto Visão de Futuro (jovens praticantes do SENAC Nacional, dentre inúmeras outras aplicações para diversos clientes.
Dentre inúmeros benefícios, o método proporciona o exercício da autoconsciência e autocontrole diante de situações de pressão, expande a capacidade para alternar momentos de relaxamento e abstração para recuperação da energia vital aos processos de conquista e também o desenvolvimento do poder de concentração e foco essenciais à precisão dos resultados. A arte do tiro com arco produz uma dinâmica de harmonização mente/emoção/corpo com inigualável capacidade de reintegrar o HOMEM às suas potencialidades – uma percepção diferenciada que proporciona especial efetividade nas ações e aprendizado diante dos processos de conquista.
O arco e flecha, como nós o tratamos, vem assumindo um papel especial em programas voltados para o desenvolvimento do potencial empreendedor, por suas características psicodinâmicas onde os participantes são postos em condições de situações que simulam as variáveis do mercado com as tensões do mundo contemporâneo. Como o processo de geração e administração de energia interna do homem é o mesmo, seja para acionar um arco e disparar uma flecha, seja para tomar decisões ou mesmo diante de quaisquer outras exigências para uso da tecnologia e do conhecimento, podemos simular situações em busca de resultados com o arco e flecha impondo variáveis lúdicas de mercado que exijam dos participantes um comportamento psicológico bem semelhante ao que teriam na vida real. Assim os processos ganham realidade energética e comportamental promovendo o uso real das competências técnicas e humanas em prol dos resultados desejados. De forma subliminar podemos propor qualquer conteúdo com grande poder de assimilação devido ao sistema neuroassociativo que ocorre. Quando um vendedor, por exemplo, se vê diante do arco e flecha, em nossos treinamentos, para concretizar uma importante venda pessoal ou em equipe, a metodologia aplicada permite que as suas respostas energéticas e psíquicas aos estímulos externos sejam as mesmas da vida cotidiana e isso nos permite aproveitar para corrigir atitudes, treinar competências, fazê-los refletir sobre aprendizados que cada momento sugere. O arco e flecha são imbatíveis para treinar a capacidade de aprender com resultados. Não há flecha perdida quando o arqueiro aprende com seus resultados, assim como precisamos aprender com nossas ações na vida para melhorar sempre.
Fica aqui a nossa dica! O nosso empenho para colaborar com a excelência das pessoas e empresas. Seja um “Arqueiro da Excelência” na vida!
Sérgio Lima Hage