Metrô: Passageiros poderão ir direto da Pavuna para Zona Sul do Rio sem transferência no Estácio

Mudança no sistema de transporte, que faz parte da Operação Verão, começa a partir deste sábado (16/12) e é válida apenas nos fins de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Passageiros vão poder viajar direto da Pavuna para General Osório ou para Botafogo Divulgação / MetrôRio

O Metrô Rio inicia, neste fim de semana (16 e 17/12), a Operação Verão, que neste ano contará com uma novidade: os passageiros que usam serviço vão poder ir direto da Pavuna para General Osório ou para Botafogo, durante os fins de semana, sem precisar fazer a transferência da linha 2 na estação Estácio. Os técnicos da concessionária também intensificaram a revisão dos sistemas de ar-condicionado.

No primeiro fim de semana de alterações, a circulação da Linha 2 será da Pavuna à General Osório, com possibilidade de transferência entre as estações Central do Brasil e General Osório. 

Os horários de funcionamento do sistema, no entanto, serão mantidos: aos sábados, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Já o os ônibus de integração, por sua vez, vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

Extensão de horário nas estações Maracanã e São Cristóvão para o show de Paul McCartney

Por conta do show do cantor britânico Paul McCartney no estádio do Maracanã neste sábado (16/12), o Metrô Rio terá um esquema especial de funcionamento. O horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido até 1h30.
 

Advertisement

As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

A concessionária informou vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. A linha 2, que atende ao evento nas estações Maracanã e São Cristóvão, circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com possibilidade de transferência no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

O MetrôRio sugere que o público se programe e antecipe a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C, Portões 10 e 12 (Oeste, Sul e Pista) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Pista Premium), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
 

Embarque com bicicletas e pranchas no sistema metroviário durante operação verão 

Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada. Os passageiros podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor.

Também não é permitido transitar pelas estações do Metrô Rio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica dentro do sistema.

Serviço 
Funcionamento do metrô neste fim de semana  
Metrô – Linhas 1, 2 e 4 
Sábado (16/12): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Domingo (17/12): das 7h às 23h
Transferência entre as linhas 1 e 2  
Sábado (16/12) e domingo (17/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema
Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Sábado (16/12): das 5h às 23h30
Domingo (17/12): das 7h às 22h30

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Metrô: Passageiros poderão ir direto da Pavuna para Zona Sul do Rio sem transferência no Estácio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui