MetrôRio divulga esquema de funcionamento neste fim de semana e feriado de Natal

O MetrôRio funcionará normalmente das 5h até a meia-noite no sábado. Já no domingo, véspera de Natal, e na segunda-feira, feriado de Natal, o sistema vai operar das 7h às 23h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Metrô do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Neste fim de semana de Natal, o MetrôRio funcionará normalmente das 5h até a meia-noite no sábado (23/12). Já no domingo, véspera de Natal (24/12), e na segunda-feira (25/12), feriado de Natal, o sistema vai operar das 7h às 23h, como de praxe aos domingos e feriados.

No sábado e no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Já na segunda-feira, feriado, a linha 2 circulará de Pavuna a Botafogo, com possibilidade de transferência entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

No sábado, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão das 5h às 23h30; e no domingo e feriado de Natal, das 7h às 22h30.

Advertisement

Já o Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na terça-feira (26/12).

A concessionária também segue com a Operação Verão. O planejamento inclui reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais demanda de clientes que se dirigem a regiões de praias e áreas de lazer. Este fim de ano ainda conta com outra novidade: as composições da linha 2 não farão mais transferência em Estácio e seguirão diretamente da estação Pavuna a Botafogo ou General Osório/Ipanema.

Embarque com bicicletas e pranchas no sistema metroviário durante operação verão  

Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor.

Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica dentro do sistema.

SERVIÇO  

Funcionamento do metrô neste fim de semana  

Metrô – Linhas 1, 2 e 4  

Sábado (23/12): das 5h à meia-noite

Domingo (24/12) e segunda-feira (25/12): das 7h às 23h

Transferência entre as linhas 1 e 2  

Sábado (23/12), domingo (24/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Segunda-feira (25/12): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

Sábado (23/12): das 5h às 23h30

Domingo (24/12) e segunda-feira (25/12): das 7h às 22h30

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MetrôRio divulga esquema de funcionamento neste fim de semana e feriado de Natal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui