Em celebração ao Dia Mundial Sem Carro, o MetrôRio lançou neste domingo (22/09) a campanha “Recall de Consciência” para promover o uso do metrô como uma alternativa mais sustentável de mobilidade urbana. A campanha, com o slogan “Aviso de recall: todos os proprietários de carro devem fazer essa revisão de hábito,” introduz uma nova calculadora de emissão de gases de efeito estufa (GEE), que está disponível gratuitamente no site da empresa.
A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a WayCarbon, empresa global especializada em sustentabilidade e mudança climática, e permite aos passageiros comparar a emissão de gases de efeito estufa entre diferentes modais de transporte, como metrô, ônibus e automóvel, considerando as mesmas distâncias percorridas.
“A campanha visa conscientizar a população sobre os benefícios de optar pelo metrô, o transporte público menos poluente da cidade, como uma forma de reduzir a pegada de carbono,” destacou um porta-voz da MetrôRio.
Impacto do Metrô no Meio Ambiente
Com capacidade para transportar 1.800 pessoas por composição, o metrô tem um impacto ambiental significativamente menor do que outros modais. Movido por energia elétrica limpa e renovável, o sistema metroviário emite 41 vezes menos gases de efeito estufa por passageiro/quilômetro do que os automóveis e 31 vezes menos que os ônibus.
A calculadora de emissão de GEE compara essas emissões e demonstra o quanto os passageiros contribuem para a preservação ambiental ao escolherem o metrô. Além de reduzir o aquecimento global, o uso do metrô ajuda a diminuir os congestionamentos urbanos.
Campanha de Conscientização
Até o dia 27/09, a campanha “Recall de Consciência” será exibida em vídeos nas TVs dos trens e nas telas digitais das estações do metrô. Os vídeos, criados pela agência Made, incluem um QR Code que direciona os usuários diretamente para a calculadora. A iniciativa pretende incentivar os proprietários de automóveis a refletirem sobre seus hábitos de mobilidade e considerarem alternativas mais sustentáveis.
A calculadora de emissão de gases do efeito estufa está disponível no site do MetrôRio e pode ser acessada neste link.