Mico-leão-dourado é resgatado em Saquarema após ser baleado com arma de chumbinho

Animal foi encontrado dentro de um quintal de uma casa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

Um Mico-Leão-Dourado foi salvo por agentes da Guarda Ambiental de Saquarema, região metropolitana do RJ, após moradores do bairro de Itaúna encontrarem o animal ferido.

O animal foi resgatado e encaminhado para o instituto BW, ONG que atua nas áreas de conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, onde foi realizado exame de imagem que constatou uma lesão na coluna, provocada por arma de ar-comprimido (chumbinho).

O mico-leão-dourado

Nativo da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado ((Leontopithecus rosalia) é listado como “Em Perigo” tanto pela União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN quanto pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio. A espécie é um dispersor de sementes e, ao desempenhar esse papel, auxilia na regeneração da floresta, cujo desmatamento é o principal problema associado à sua extinção

De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no seu artigo 32, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Advertisement

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta a quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone 22 99279-0540 ou pelo mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mico-leão-dourado é resgatado em Saquarema após ser baleado com arma de chumbinho
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui