Mico-leão-dourado é resgatado na Baixada Fluminense

Animal recebeu cuidados médicos e foi reintroduzido em unidade de conservação estadual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Inea resgata mico-leão-dourado na Baixada Fluminense (Foto: Divulgação / INEA)

Agentes do Instituto Estadual do Ambiente resgataram um mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) que foi encontrado ferido em uma zona de mata na Baixada Fluminense. Após receber todos os cuidados médicos e ter alta veterinária, o animal foi reintroduzido na natureza e voltou a se locomover sozinho, dando um show de simpatia nos registros do momento.

Depois da identificação inicial do primata ferido, a unidade de conservação administrada pelo Inea acionou os protocolos para resgate e atendimento de animais ameaçados. Com o apoio do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, também comandado pelo órgão, o animal passou por uma triagem e foi prontamente atendido no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá.

O animal foi reintroduzido na natureza no dia em que o Inea completou 14 anos de criação. Essa coincidência reafirmou o importante papel que o órgão tem na preservação da biodiversidade e desta espécie que é tão representativa para o Rio de Janeiro”, afirma o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O Mico-leão-dourado é um primata endêmico do estado do Rio de Janeiro, ocorrendo no bioma da Mata Atlântica, geralmente encontrado em áreas de baixada. São animais diurnos que vivem em grupos; alimentam-se de frutos, insetos e alguns pequenos vertebrados. Atualmente é classificado como Ameaçado de Extinção na categoria EN (Endangered), sendo sua principal ameaça a perda de habitat.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mico-leão-dourado é resgatado na Baixada Fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui