A cidade de Miguel Pereira, na Região Serrana do Rio de Janeiro, ganhou uma base do programa Segurança Presente, nesta quarta-feira (22). A base, que tem 100 metros de área construída, é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade. Uma das características da base do Segurança Presente é a sua total climatização, para atender melhor a população local. A nova casa do programa fica na Avenida César Lattes, no bairro Guararapes.
Mas o incremento com a segurança de Miguel Pereira não para por aí. Além da nova sede, a cidade também ganhou um reforço de mais nove policiais militares, que atuarão diariamente no patrulhamento, segundo a subsecretária de Projetos, Jeanine Domenech.
Ao todo, serão 55 agentes trabalhando diariamente nas rondas de 40 bairros do município. A estrutura do Segurança Presente local conta ainda com dois postos avançados, nos bairros Mangueiras e Celândia.
Jeanine Domenech ressaltou o sucesso do programa no município. Em 2024, por exemplo, Miguel Pereira não registrou nenhum roubo ou furto na área e durante o período de atuação do Segurança Presente, segundo a subsecretária.
“A nova sede e o reforço no policiamento comprovam o compromisso do governo com a proteção da população, o que traz excelentes resultados na redução da criminalidade. Em 2024, não ocorreu nenhum roubo ou furto em Miguel Pereira, na área de atuação e durante o horário do Segurança Presente. Para o gestor, estes números dão um enorme orgulho”, destacou Jeanine Domenech, acrescentando que a base começou com apenas dois policiais e, hoje, conta com mais de 50.
Primeira base a ser inaugurada na gestão do governador Cláudio Castro (PL), em 2020, o Segurança Presente, de Miguel Pereira, é um exemplo bem-sucedido de patrulhamento comunitário no território fluminense, que desde então, expandiu o programa. Atualmente, são 40 bases espalhadas por 22 municípios. Ao todo, quase 4 mil policiais participam dos patrulhamentos diários.