Uma das cidades mais aprazíveis e desenvolvidas do território fluminense, Miguel Pereira, na região Centro-Sul, está despertando cada vez mais o interesse de vários ramos de empreendimentos, entre eles o de setor hoteleiro. O Sesc RJ anunciou, nesta semana, a construção de uma unidade hoteleira na cidade – será a sétima da instituição. As obras devem começar no primeiro semestre de 2025 e terminar em 18 meses, prevê o Sesc RJ.
O complexo hoteleiro contará com 7 mil metros quadrados e será construído no bairro Barão de Javary, em um terreno na Avenida Marechal Rondon, nas proximidades do principal cartão-postal de Miguel Pereira: o Lago Javary.
O hotel terá dois andares e 74 suítes, sendo duas delas “Lua de Mel”, equipadas com banheira de hidromassagem. O projeto também prevê uma recepção com lobby monumental, living, sala de jogos, coworking, espaços infantil e fitness, restaurante com capacidade para 127 pessoas, além de estacionamento com 33 vagas.
O prefeito da cidade, André Português, celebrou a construção do complexo hoteleiro e afirmou que a unidade será propulsora do “desenvolvimento socioeconômico da região”.
“O crescimento da rede hoteleira significa, além do aumento de turistas na cidade, emprego e renda. O turismo tem sido um importante propulsor do desenvolvimento socioeconômico da região. Hoje, estamos colhendo os frutos do trabalho de captação de investimentos turísticos”, afirmou Português, como reportou a rádio Tupi.
O complexo contará ainda com uma piscina, que será ligada a uma praça de convivência externa arborizada. No local, também serão construídas uma cafeteria, uma loja de souvenirs e uma estação exclusiva para a Maria Fumaça, onde os hóspedes poderão embarcar para conhecer vários pontos de Miguel Pereira. No Rooftop do hotel, os turistas terão horta sustentável, espaço para happy hour, com lounge e bar com vista panorâmica da região.
Toda a estrutura do complexo foi pensada para ser ambientalmente sustentável. Nesse sentindo, a eficiência energética será uma das exigências atendidas, por meio da instalação de painéis solares posicionados na cobertura do hotel. O objetivo é produzir energia limpa e reduzir a dependência de fontes não renováveis, como explicou o diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, Fábio Soares.
“O Sesc Miguel Pereira incorpora o uso de materiais reciclados e de baixo impacto ambiental. Sistemas de captação de água da chuva serão implementados para suprir parte das necessidades hídricas do local, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região”, disse Soares, acrescentando que a gestão de resíduos também será priorizada.
Para isso, a unidade contará com programas de coleta seletiva e reciclagem. O material será destinado a cooperativas regionais, para permitir a geração de renda na cidade.
Colline de France
Considerado o melhor hotel do mundo em 2023 pelo Tripadvisor, o Colline de France terá uma filial construída em frente ao Lago Javary. A hospedagem de Gramado, no Rio de Grande do Sul, teve as suas obras iniciadas em julho deste ano. O hotel, que vai reproduzir o modelo gaúcho, terá 34 apartamentos e trará a fragrância exclusiva Perfum de Colline.