Miguel Pereira terá filial de tradicional restaurante europeu em 2023

Pedro dos Leitões, um dos estabelecimentos mais antigos de Portugal, será inaugurado no segundo distrito da cidade. A iniciativa faz parte do ‘Plano estratégico Turismo RJ+10’ do governo do Rio e visa fomentar o setor no estado fluminense

Foto: Reprodução/Redes sociais

A cidade de Miguel Pereira, no sul do Rio de Janeiro, vai abrir uma filial do restaurante português Pedro dos Leitões. A casa é a mais antiga do país europeu, com 81 anos de tradição. A iniciativa faz parte do Plano estratégico Turismo RJ+10 do governo do Rio e visa resgatar o protagonismo estado e recolocá-lo como vitrine brasileira.

A estrutura temática será construída no Lago Javary, no segundo distrito de Miguel Pereira, e tem previsão de inauguração para dezembro de 2023.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Miguel Pereira

História

A trajetória do restaurante começou em 1941 com Álvaro Pedro, mais conhecido como Pedro dos Leitões. Ele abriu seu primeiro estabelecimento nesse ano, 1941, e inicialmente operava com uma seção de mercearia e outra de taberna, onde vendia sandes de leitão como refeição para os motoristas que da época. Foi o primeiro restaurante do mundo a vender leitão assado à Bairrada.

Em 1949 abriu um novo espaço de restaurante, no mesmo local onde hoje está localizado. Continuando por vários anos a ser o único restaurante de leitão assado á Bairrada existente em Portugal.

Em 1982 constitui a sociedade com o seu sobrinho Carlos Alberto Simões Castela, que mais tarde oferece sociedade aos seus filhos Sandra, Pedro e Filipe, atuais gerentes.

Álvaro Pedro morre em 12 de Abril de 1987, com 84 anos, e deixa a continuidade de seu trabalho ao comando de seu sobrinho Carlos Alberto, que em 1996, oferece sociedade aos seus filhos, Sandra, Pedro e Filipe, que, juntamente com seu pai, formam a atual gestão da empresa.

Hoje, o “Pedro dos Leitões” tem uma capacidade para cerca de 430 pessoas, oferecendo um espaçoso e confortável para seus clientes, bem como um único serviço na arte da restauração e, em particular, no seu ex-libris, o leitão assado à Bairrada.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui