Millôr Fernandes é homenageado com placa no Arpoador

O escritor e humorista faleceu em 2012 e é lembrado com muito carinho até os dias de hoje

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Entrega da placa em homenagem a Millôr Fernandes (Foto: Divulgação/Seconserva)

O escritor, humorista e carioca Millôr Fernandes foi homenageado nesta sexta (27/05), com uma placa instalada no Largo do Millôr, no Arpoador, no trecho em frente à faixa de areia onde se pratica frescobol. Millôr foi pioneiro nesse esporte, criado em Copacabana em meados dos anos 1940 e sucesso nas praias até os dias de hoje. A cerimônia foi realizada pela Secretaria Municipal de Conservação.

A homenagem a Millôr lembra os dez anos sem o carioca, morto em 2012, e atende ao pedido de um grupo de amigos dele, liderados pelo jornalista Luiz Gravatá. Jornalista, dramaturgo, cartunista, tradutor, humorista, poeta, desenhista, pensador e aforista, Millôr Fernandes foi um dos fundadores do jornal O Pasquim e publicou mais de 30 livros. Seu humor ácido e sua visão cética do mundo estão presentes em obras como a peça “Liberdade, liberdade” e os livros “Fábulas fabulosas”, “Poesia matemática” e “A verdadeira história do Paraíso”.

52104022495 d40f050104 o Millôr Fernandes é homenageado com placa no Arpoador
Entrega da placa em homenagem a Millôr Fernandes (Foto: Divulgação/Seconserva)

Para a secretária Anna Laura Valente Secco, homenagear Millôr é manter viva a história carioca.

Millôr Fernandes é uma figura importante para a cultura brasileira e um dos grandes nomes do Rio de Janeiro, que deixou sua contribuição não apenas nas letras e nas artes, mas também nas areias cariocas. Quem nunca jogou uma partida de frescobol na praia?”, diz ela.

Advertisement

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, reforçou o compromisso da atual gestão municipal com a cidade e os cariocas.

Sempre muito bom homenagear quem faz parte da nossa cultura e tanto contribuiu com seu humor inteligente, conjugando ironia e sátira, nas diversas situações. Feliz em pôr em prática um pedido dos amigos do Millôr! Reforço o compromisso da Prefeitura do Rio em cuidar com carinho deste espaço e de toda a Zona Sul do Rio”, afirmou ele.

Escultura interativa

Além da placa em homenagem a Millôr, também faz parte da paisagem do local a escultura criada pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, cuja manutenção é de responsabilidade da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação. A peça é formada por uma chapa de aço corten que traz a silhueta de Millôr Fernandes, em desenho de Chico Caruso. Um banco de madeira complementa o conjunto, tornando possível a interação com a obra, inaugurada em 2013.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Millôr Fernandes é homenageado com placa no Arpoador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui