A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promove, neste sábado (28/01), a campanha ”Minha Pata Não Tem Sola”, uma ação educativa com distribuição de 10 mil panfletos informativos para tutores de cães sobre o cuidado com as patas dos animais durante o verão. O lançamento será na Praia de Ipanema, na altura da Avenida Vieira Souto, 110 (em frente ao largo do Boteco Boa Praça), das 9h às 10h30. O evento conta com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI)/Viva Ipanema.
Um simples passeio na calçada ou na areia da praia pode causar sérias queimaduras. No verão carioca, a SMPDA alerta para os cuidados necessários aos animais de estimação, pois o solo quente pode ocasionar a queimadura nos coxins, a almofada das patas caninas.
Como prevenir
Para prevenir ferimentos e queimaduras nos coxins da pata do cachorro, o dono deve passear com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou depois das 20h. Se puder, o dono do animal deve andar descalço ou colocar a mão no chão para verificar a temperatura. Às vezes, mesmo depois do sol ter ido embora, o chão continua quente.
É importante lembrar que o gramado ou chão com sombra é sempre mais fresco que o asfalto que recebe a luz direta. Umedecer a patinha do cachorro durante o passeio também é uma alternativa. A SMPDA orienta que o dono leve uma garrafa de água reserva para isso.
Caso o animal apresente queimadura ou descolamento de pele nos coxins, pata descascando ou machucada é preciso realizar o tratamento urgente, levando-o o mais rapidamente possível a um veterinário.
Serviço:
Dia: 28/1 (sábado)
Horário: Das 9h às 10h30
Local: Altura da Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema (em frente ao largo do Boteco Boa Praça)
Excelente iniciativa, vejo diariamente pessoas com seus pets passeando ao meio-dia, num sol de rachar, dá um arrepio só de olhar, o chão pelando de quente, ninguém aguenta nem 10 segundos com o pé descalço num chão desses, mas os mentecaptos nem se ligam, povo burro e ignorante, saiam para passear antes da 10h e depois das 20h, esperem o diminuir a temperatura do chão.