‘Minha Pata Não Tem Sola’: Rio ganha campanha sobre cuidados com os pets no verão

Campanha reforça que um simples passeio na calçada ou na areia da praia pode causar sérias queimaduras nos animais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Disponível para uso gratuito/Pexels

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promove, neste sábado (28/01), a campanha ”Minha Pata Não Tem Sola”, uma ação educativa com distribuição de 10 mil panfletos informativos para tutores de cães sobre o cuidado com as patas dos animais durante o verão. O lançamento será na Praia de Ipanema, na altura da Avenida Vieira Souto, 110 (em frente ao largo do Boteco Boa Praça), das 9h às 10h30. O evento conta com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI)/Viva Ipanema.

Um simples passeio na calçada ou na areia da praia pode causar sérias queimaduras. No verão carioca, a SMPDA alerta para os cuidados necessários aos animais de estimação, pois o solo quente pode ocasionar a queimadura nos coxins, a almofada das patas caninas.

Como prevenir

Para prevenir ferimentos e queimaduras nos coxins da pata do cachorro, o dono deve passear com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou depois das 20h. Se puder, o dono do animal deve andar descalço ou colocar a mão no chão para verificar a temperatura. Às vezes, mesmo depois do sol ter ido embora, o chão continua quente.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

É importante lembrar que o gramado ou chão com sombra é sempre mais fresco que o asfalto que recebe a luz direta. Umedecer a patinha do cachorro durante o passeio também é uma alternativa. A SMPDA orienta que o dono leve uma garrafa de água reserva para isso.

Caso o animal apresente queimadura ou descolamento de pele nos coxins, pata descascando ou machucada é preciso realizar o tratamento urgente, levando-o o mais rapidamente possível a um veterinário.

Serviço:

Dia: 28/1 (sábado)
Horário: Das 9h às 10h30
Local: Altura da Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema (em frente ao largo do Boteco Boa Praça)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Minha Pata Não Tem Sola': Rio ganha campanha sobre cuidados com os pets no verão

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 'Minha Pata Não Tem Sola': Rio ganha campanha sobre cuidados com os pets no verão
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente iniciativa, vejo diariamente pessoas com seus pets passeando ao meio-dia, num sol de rachar, dá um arrepio só de olhar, o chão pelando de quente, ninguém aguenta nem 10 segundos com o pé descalço num chão desses, mas os mentecaptos nem se ligam, povo burro e ignorante, saiam para passear antes da 10h e depois das 20h, esperem o diminuir a temperatura do chão.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui