O Ministério da Saúde transferiu R$ 150 milhões para a Prefeitura do Rio de Janeiro, como parte do acordo de municipalização dos Hospitais Federais do Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF). O repasse, realizado nesta segunda-feira (16), será utilizado para obras, reformas e compra de equipamentos, com o objetivo de ampliar leitos e serviços nas unidades.
Plano de Reestruturação:
A municipalização dos hospitais faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, que visa integrar as unidades ao Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir atendimento de qualidade à população.
Nísia Trindade, ministra da Saúde, ressaltou a importância do investimento: “Nosso esforço com o plano de reestruturação dos hospitais federais é entregar mais serviços e com grande qualidade para a população”.
Metas para os hospitais:
- Hospital Federal do Andaraí:
- Abertura de 146 novos leitos, totalizando 450.
- Dobrar o número de atendimentos, chegando a 167 mil por ano.
- Contratação de 800 profissionais, totalizando 3.300.
- Reformas para modernizar as instalações
- Hospital Federal Cardoso Fontes:
- Abertura de 68 novos leitos, totalizando 250.
- Dobrar o número de atendimentos, chegando a 306 mil por ano.
- Contratação de 600 profissionais, totalizando 2.600.
- Reformas para modernizar as instalações.
Outras unidades em reestruturação:
Além do HFA e do HFCF, os hospitais federais de Bonsucesso (HFB) e Servidores do Estado (HFSE) também estão em processo de reestruturação. O HFB está sob a administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro, e o HFSE passará por um processo de fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
Garantia dos direitos dos servidores:
O Ministério da Saúde garante que os direitos dos servidores das unidades hospitalares serão preservados durante o processo de reestruturação.