O Ministério do Turismo divulgou, na última segunda-feira (29/11), a listas de cidades selecionadas para o projeto ”Brasil, Essa é a Nossa Praia!”, desenvolvido pela pasta em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Das 9 escolhidas em todo o país, duas estão localizadas no estado do Rio de Janeiro: Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Paraty, na Costa Verde.
Para a definição dos contemplados, vale ressaltar, a chamada pública levou em consideração os seguintes critérios: os municípios deveriam participar do programa Investe Turismo, preencherem o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP) e possuírem um Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla.
Outros pontos a serem observado durante o processo classificatório foram a certificação de praias com o programa ”Bandeira Azul 2021/2022”, além da cidade possuir Unidade(s) de Conservação em toda a extensão de sua respectiva orla.
”Esta é mais uma constatação da importância da Bandeira Azul na Praia do Peró. É um motivo também para as autoridades locais, tanto de Cabo Frio quanto de Paraty, investirem em infraestrutura, melhorando as condições das vias de acesso e executarem ações voltadas para o ordenamento, segurança, sinalização e intensificação dos projetos de edução ambiental”, sugeriu o presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol, Marco Navega.
Os 9 municípios foram selecionados de uma lista de 16 que tiveram sua candidatura homologada e são das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, com exceção do Norte, que não teve suas vagas preenchidas.
Paralelamente, as cidades selecionadas integram o Mapa do Turismo Brasileiro, nas categorias A, B e C, e são banhadas por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022.
A Praia do Peró, por exemplo, em Cabo Frio, que hasteou a Bandeira Azul para a temporada 2021/2022 no dia 25/11, foi inscrita pela Secretaria Municipal de Turismo local.
As outras 7 cidades selecionadas
Além de Cabo Frio e Paraty, foram escolhidas também Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Cruz (CE), Natal (RN), Osório (RS), Salvador (BA) e Vila Velha (ES).
Essa notícia é uma bosta, fala fala fala mas nao diz oq interessa que é o conteúdo do projeto